www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 14 mar 18:06

Inteligência Artificial da Microsoft traduz chinês na perfeição

Inteligência Artificial da Microsoft traduz chinês na perfeição

Microsoft diz ter resolvido um dos maiores desafios da tradução através da Inteligência Artificial. Será o princípio do fim da profissão de tradutor?

Os resultados assim o prometem: a Inteligência Artificial da Microsoft está perto de transformar a tradução de qualidade, como se fosse um tradutor humano experiente, num bem fácil, rápido e gratuito de obter. O chinês é uma das línguas mais desafiantes de traduzir para os sites que fazem tradução automática. O habitual é, ao traduzirmos um site em chinês, o resultado ser uma estranha amálgama de frases sem sentido.

A Microsoft pode ter acabado de resolver esse problema: desenvolveu um sistema que usa Inteligência Artificial para traduzir chinês para inglês – foi o teste feito –, com a mesma qualidade que um tradutor humano.

A empresa norte-americana disponibilizou inclusive um site para os interessados experimentarem o novo sistema. O ‘truque’ acabou por ser uma mudança na forma como a Microsoft treinava o sistema de Inteligência Artificial.

Em vez de usar uma técnica convencional de tradução, através de um processo estatístico, a empresa diz que usou redes neurais, que reproduzem melhor do que nunca o comportamento humano – neste caso, associado à tradução.

A equipa da Microsoft usou um sistema de dupla aprendizagem, em que o sistema de Inteligência Artificial traduz uma vez e volta atrás para confirmar o quão exata foi a primeira tradução.

Ainda não é certo que esta tecnologia chegue a outras línguas e passe a entrar nos sistemas de tradução globais da Microsoft, mas os resultados demonstram a capacidade do Inteligência Artificial. Neste caso, em última análise, podem colocar em risco a profissão dos tradutores.

1
1