www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 14 mar 13:43

Telemóveis chegam a 96,5% em Portugal e Instant Messaging triplica

Telemóveis chegam a 96,5% em Portugal e Instant Messaging triplica

Dados da Marktest revelam que metade dos portugueses usam serviços de mensagens pela internet e taxa de penetração do telemóvel subiu 26% em 14 anos.

As novas tecnologias vieram facilitar a comunicação, que passou a ser quase instantânea – isto para quem tem dispositivos que permitam receber essas mensagens à distância.

A Marktest revelou uma análise aos dados do seu estudo Bareme Internet, que mostra como o número de portugueses que aderiu aos serviços de Instant Messaging, pela internet – caso do Messenger do Facebook, Whatsapp, conversa pelo Instagram, Viber – entre outros, quase triplicou nos últimos cinco anos.

Um total de 54,5% do universo de portugueses em análise afirmaram, em 2017, usar este tipo de serviços – ou seja, quatro milhões e 666 mil residentes no Continente com 15 e mais anos. É nos jovens que a penetração é maior, com 96% dos indivíduos dos 15 aos 24 anos a utilizarem o serviço, um registo que baixa para os 88,9% na camada dos 25 aos 34 anos.

Nas classes consideradas mais altas o serviço é utilizado por 86,5%, um valor que desde para os 19,1% nas classes mais baixas.

Telemóvel chega a (quase) todos

Em fevereiro de 2018, o Barómetro de Telecomunicações da Marktest contabilizou mais de nove milhões de utilizadores de telemóvel em Portugal, ou seja, 96,5% dos residentes no Continente com mais de 10 anos.

“A posse de telemóvel tem registado um crescimento constante nos últimos 14 anos, passando de 76.6% em 2004 para os 96.5% observados em fevereiro de 2018”, indica a Marktest no seu site oficial, referindo-se ao aumento de 26% em 14 anos.

A análise aos indivíduos dos 15 aos 44 anos está mesmo perto dos 100% de penetração do telemóvel – o estudo não contabilizou quais destes são smartphones. Já nos idosos com mais de 64 anos, baixa para os 89,1%.

Moche lidera ‘Likes’ no Facebook

“É isto. “Tomar banho sem ouvir música não é um banho desculpem””. De acordo com a Marktest, este era o texto do post, colocado a 23 de fevereiro no Facebook da Moche, que teve mais gostos nas páginas nacionais de marcas (exclui os media), na quinzena de 19 de fevereiro a 4 de março desde ano. Quantos? Foram 16 mil ‘gostos’.

Em segundo lugar, no mesmo período e com 15 mil ‘gostos’ ficou uma publicação de 28 de fevereiro da NOS: “Parabéns SL Benfica por 114 anos de histórias para celebrar. Liga-nos os clubes com história. #LigaNOS”.

Outra empresa de telecomunicações, a MEO, conseguiu 11 mil ‘likes’ e ficou no terceiro lugar com o anúncio: “Queen e Adam Lambert em Portugal no próximo dia 7 de junho na Altice Arena. Bilhetes à venda, em exclusivo nas lojas MEO e meo.pt”.

1
1