sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 14 mar 19:14

Sabia que os antialérgicos podem afetar a fertilidade masculina?

Sabia que os antialérgicos podem afetar a fertilidade masculina?

Investigadores analisaram dados recolhidos durante 40 anos

Um novo estudo, publicado no jornal Reproduction, revelou que os medicamentos usados para aliviar os sintomas das alergias podem afetar a fertilidade masculina, caso sejam usados em excesso.

Os investigadores analisaram dados recolhidos durante 40 anos e concluíram que os anti-histamínicos afetam a produção de hormónios nos testículos, prejudicando a qualidade, mobilidade e quantidade de espermatozoides.

Segundo explicou Carolina Mondilho, uma das cientistas envolvidas no estudo, são necessários mais testes “para avaliar os possíveis efeitos negativos dos anti-histamínicos na saúde sexual e reprodutiva. Isso pode levar a novos tratamentos para os sintomas da alergia sem comprometer a fertilidade".

Os investigadores revelaram ainda que estes medicamentos podem afetar a ereção, a produção de testosterona e o comportamento sexual em geral.

1
1