eco.pteco.pt - 15 fev 14:00

Career Forum. “As empresas estão aqui mesmo para contratar”

Career Forum. “As empresas estão aqui mesmo para contratar”

A 15ª edição do Career Forum chegou ao ISCTE-IUL, trazendo na bagagem 70 companhias de referência e múltiplas oportunidades. Estudantes dizem que as "empresas estão ali mesmo para contratar".

No átrio do Edifício II do ISCTE-IUL, a animação está instalada. Esta quinta-feira, arranca a 15ª edição do IBS Career Forum… e a caça às melhores oportunidades de trabalho para estudantes. Nos próximos dias, 70 empresas de referência vão, assim, ocupar este pequeno espaço e conquistar talentos.

De blazer azul e bloco de notas em riste, Íris Brito olha à volta interessada no corrupio da feira de emprego. “[Estou aqui] para entrar em contacto com as empresas, nas quais já estou em processo de recrutamento, e para conhecer outras“, confessa ao ECO a estudante de Gestão Internacional.

Íris Brito estuda gestão e diz que o Career Forum se destaca das demais feiras de emprego. Paula Nunes/ECO

Esta é a primeira vez que Íris participa neste evento e está impressionada com a sua organização: “Em comparação com outras feiras, está mais organizada. Vejo que funciona. As empresas estão aqui mesmo para contratar, não apenas para entregar papéis aos estudantes”, sublinha.

"As empresas estão aqui mesmo para contratar, não apenas para entregar papéis aos estudantes.”

Íris Brito

Estudante

À parte dos pitches nos stands das empresas, o Career Forum oferece aos estudantes a oportunidade de verem apresentações mais formais das companhias, no auditório da mesma instituição de ensino. “Apresentam a empresa, fazem o pitch e dizem o que estão à procura. Fui ver o de uma empresa em que não estava interessada e agora até vou ao stand deles”, explica a mestranda, elogiando essa iniciativa paralela.

  • À parte, seguem apresentações mais longas das empresas. Paula Nunes/ECO
  • André Frade quer conhecer novas empresas. Paula Nunes/ECO
1 / 2

Mais atrás no espaço já bastante congestionado, André Frade vai inspecionando sem compromisso a oferta. O estudante de Gestão acabou de sair de uma apresentação, no auditório referido, e esclarece que, através desse encontro mais longo com a empresa, fica-se a saber “como funciona a companhia, qual o seu processo de recrutamento e que perspetivas de carreira se devem ter”. De fato, André diz que está no Career Forum para encontrar novas oportunidades de trabalho.

Este é o seu terceiro no Career Forum e garantem que é uma experiência útil. Paula Nunes/ECO

O mesmo objetivo partilham as amigas Beatriz Rilhas, Daniela Santos e Patrícia Costa, todas finalistas do mestrado em Gestão. Este é o seu terceiro ano, nesta feira promovida pelo ISCTE-IUL, que dizem ser útil para se “ter contacto com as empresas” e saber “o que estão a oferecer”. Ainda assim, a apresentação de que foram alvo — acabam de ser abordadas pela Remax — não as entusiasmou.

Outra reação ao pitch de um dos nomes sonantes do mundo empresarial aqui presentes teve Ana Teresa Marracho. Está sorridente ao levar a brochura da Jerónimo Martins e confessa que está interessada no programa de estágios de verão da gigante. “[Esta feira] serve para termos uma primeira impressão do mercado de trabalho e das oportunidades que estão disponíveis“, realça, continuando à conversa com as representantes da empresa, que estão a trabalhar no stand.

Ana ficou com a brochura e com imensa vontade de estagiar na empresa, cujo stand acaba de visitar. Paula Nunes/ECO

O Career Forum 2018 reúne 70 empresas de referência, desde grandes empregadores nacionais a multinacionais. O evento é organizado pelo IBS Career Services, cujo presidente adiantou ao ECO que esta feira, pela sua dimensão, é única, no universo dos eventos deste tipo.

  • São 70 as empresas com stand, nesta feira. Paula Nunes/ECO
  • Há nomes nomes do mercado nacional e internacional. Paula Nunes/ECO
  • Estudantes correm com entusiasmo entre stands. Paula Nunes/ECO
1 / 3
1
1