www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 15 fev 10:38

Aprendizagem hierarquizada ganhou interesse na GitHub

Aprendizagem hierarquizada ganhou interesse na GitHub

Tecnologias Angular, TensorFlow, React e Electron concentraram grandes aumentos de actividade na plataforma.

Durante 2017, os programadores despenderam mais tempo com tecnologia para aprendizagem hierarquizada profunda, na GitHub, observa uma análise da organização do repositório. Mas além disso, estiveram focados na criação de software capaz de funcionar em múltiplas plataformas e na aquisição de novas competências de programação, diz o estudo.

A matriz de JavaScript, Angular e a biblioteca de aprendizagem automática, TensorFlow, promovidas pela Google, agregaram maior actividade no ano passado. Assim como projectos de formação, a Coding Interview University, por exemplo.

No desenvolvimento de tecnologia para múltiplas plataformas e Internet, o número de contribuidores para projecto Angular CLI aumentou mais de 100%, entre 2016 e 2017. (A plataforma oferece uma interface de linha de comando para aplicações Angular).

O interesse circunscrito à matriz Angular também aumentou, assim como aquele referente à bilblioteca de interface para JavaScript, React, da Facebook e à Electron, da GitHub.

A organização do repositório notou ainda uma crescente actividade em torno de tecnologias de inteligência artificial para diferentes sectores.

Os projetos que concentraram maior interesse incluem:

‒ TensorFlow, com 2,2 vezes mais visitantes do que no ano anterior. O projecto associado,TensorFlow Models, para implementação de modelos, teve 5,5 vezes mais interessados;
‒ a API, Keras, para redes neurais de alto nível, desenvolvida em Python
‒ o Project DeepSearch, da Mozilla, fornece um motor de de transcrição de fala para texto, baseado em aprendizagem automática;
‒ Projectos cada vez mais populares relacionados ao aprendizado de código, codificação das melhores práticas e criação de empregos incluídos:

7  projectos de formação e boas práticas com maior interesse

Mas houve também aumentos de interesse noutros projectos ligados à formação em programação, boas práticas e a obtenção de emprego, nesta área:

‒ Charengelo 30 Seconds of Code, que fornece “snippets” ou pequenos trechos de código JavaScript;
‒ Norvig Pytudes, oferece programas Python para melhorar ou demonstrar competências;
‒ Jwasham Coding Interview University, o qual disponibiliza um plano de estudo para as pessoas se tornarem um engenheiro de software;
‒ o Yangshun Tech Interview Handbook, para ajudar programadores nas entrevistas de emprego;
‒ iOnatan Node Best Practices, conjunto de boas práticas para Node.js;
‒ o Alibaba p3c, com directrizes para programação em Java;
‒ Thedaviddias Front-End Checklist, que agrega uma lista de elementos para testar, antes de se lançar um site ou uma página HTML.

O estudo da GitHub baseia-se na actividade de contribuidores, no número de visitantes para determinar que projectos estão a atrair maior interesse.

 Por IDGNS Tags
1
1