desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 15 fev 13:04

PSG: Emery terá de imitar um treinador português para eliminar Ronaldo da Champions

PSG: Emery terá de imitar um treinador português para eliminar Ronaldo da Champions

O Real Madrid tem bem encaminhada a eliminatória com o Paris Saint-Germain, dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os merengues bateram os franceses por 3-1 ...

O Real Madrid tem bem encaminhada a eliminatória com o Paris Saint-Germain, dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os merengues bateram os franceses por 3-1 esta quarta-feira, pelo que podem encarar o segundo jogo com mais tranquilidade.

Mas convém ter cautelas até porque o PSG já mostrou que tem valor para poder virar o jogo no Parque dos Príncipes e passar para os quartos-de-final. E os merengues sabem disso, até porque já estiveram numa situação semelhante frente ao PSG e acabaram por ser eliminados, graças a um técnico português e dois brasileiros que passaram pelo Benfica.

Taça UEFA: Valdo num jogo entre PSG e Real Madrid Taça UEFA: Valdo num jogo entre PSG e Real Madrid

Recuemos até a época 1992/1993. O Real Madrid enfrentou o Paris Saint-Germain, nos quartos-de-final da extinta Taça UEFA. No Bernabéu os merengues venceram por 3-1 a 2 de março de 1993, com golos de Emilio Butragueño, Ivan Zamorano e Michel. Ginola fez o tento dos parisienses, na altura treinados pelo português Artur Jorge, campeão europeu pelo FC Porto em 1997.

Esperava-se uma reação dos franceses em foi o que aconteceu. De acordo com os relatos da época, o Parque dos Príncipes encheu-se de gala com 46 mil adeptos nas bancadas, que empurraram a equipa para uma reviravolta memorável, que só chegou nos descontos.

A equipa do PSG, na altura, tinha as suas armas, com jogadores de grande calibre, como o guarda-redes Lama, o defesa Ricardo Gomes, o médio Valdo e os avançados Ginola e George Weah.

O avançado George Weah, atualmente presidente da Libéria, começou por dar vantagem à equipa de Artur Jorge aos 33 minutos, num golpe de cabeça após canto de Valdo. Este resultado manteve-se até aos 81 minutos.

Quando a crença numa reviravolta já começava a abandonar os adeptos, Ginola concluiu uma boa jogada entre Valdo e Weah e colocou o resultado em 2-0 aos 81 minutos. Faltava um golo para passar para a frente na eliminatória e o 'maestro' Valdo tratou de o conseguir, aos 89 minutos, batendo o guarda-redes Buyo, depois de passar por um defesa.

Mas o chileno Zamorano tinha guardado um 'golpe de teatro' quando, aos 92 minutos, reduziu e empatou a eliminatória.

E quando todos esperavam o prolongamento, o defesa Antoine Kombouaré aproveitou um livre batido por Valdo para fazer o 4-1, de cabeça, aos 96 minutos. Loucura total no Parque dos Príncipes, com o PSG de Artur Jorge a seguir em frente, onde viria a ser eliminado pela Juventus.

Taça UEFA: PSG - Real Madrid Taça UEFA: PSG - Real Madrid

Nesse jogo, Artur Jorge escolheu o seguinte onze: Bernard Lama; Jean-Luc Sassus (Bruno Germain, 77′), Antoine Kombouaré, Ricardo Gomes e Patrick Colleter; Vincent Guérin, Paul Le Guen e Valdo; Amara Simba (Daniel Bravo, 72′), George Weah, David Ginola.

Pelo caminho os parisienses tinham afastado o PAOK Salónica da Grécia, o Nápoles de Itália e o Anderlecht da Bélgica.

No próximo dia 6 de março, Neymar, Mbappé, Cavani e companhia terão a oportunidade de tentar algo semelhante e ficarem na história do PSG.

1
1