tek.sapo.pttek.sapo.pt - 15 fev 12:56

Apple HomePod soa melhor que os rivais. Mas não é tão “esperto”

Apple HomePod soa melhor que os rivais. Mas não é tão “esperto”

Com a coluna inteligente da empresa de Cupertino a ter chegado aos mercados no passado dia 9 de fevereiro, logo se seguiram as experiências e as reviews do equipamento....

Com a coluna inteligente da empresa de Cupertino a ter chegado aos mercados no passado dia 9 de fevereiro, logo se seguiram as experiências e as reviews do equipamento.

Um teste recente feito pela Loup Ventures, com 782 questões separadas pelas categorias local, comércio, navegação, informação e comando, mostrou que o desempenho da IA da Apple é bem menos empolgante que a das concorrentes.

Nas duas primeiras secções, a Siri ainda conseguiu o segundo lugar, ficando à frente da Alexa e da Cortana, mas atrás do Google Assistant.

Mas, nas questões de navegação (12%), informação (47%) e de comando (52%), o desempenho da assistente da marca da maçã não foi o melhor.

No total, a Siri respondeu apenas a 52,3% de forma correta, ficando atrás da Cortana (57%), da Alexa (64%) e do Google Assistant, o grande campeão com uma taxa de 81%.

No entanto, num segundo teste foram removidos os comandos que não são suportados pelo HomePod como o de navegação, email e chamadas. Neste caso, o produto da Apple conseguiu uma melhor performance, atingindo uma taxa de sucesso de 67% e passando para a frente das assistentes da Microsoft e da Amazon.

Contudo, quando testada a qualidade do som, o smartspeaker da Apple “superou as expetativas”, pois, apesar de ter respondido corretamente a pouco mais de metade das perguntas, foi capaz de entender 99,4% das questões.

HomePod disponível a partir de 9 de fevereiro mas sem algumas das funcionalidades anunciadas Ver artigo

Além disso, o mesmo relatório destaca o recurso de cancelamento de ruído do dispositivo, o facto da voz da Siri soar mais suave no HomePod do que no iPhone e da sua comunicação ser mais humana, porque, ao contrário do Google Assistant e da Alexa, não repete as perguntas que lhe são feitas, tornando todo o processo mais subtil.

O aguardado smartspeaker da marca da maçã tem um custo de 349 dólares (cerca de 285 euros).

1
1