www.jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 2 fev. 13:47

Casas climatizadas a custo (quase) zero? Sim, mas é preciso 1 milhão para arrancar

Casas climatizadas a custo (quase) zero? Sim, mas é preciso 1 milhão para arrancar

Empresa prevê que, dentro de cinco anos, esta solução esteja a ser comercializada em vários mercados e em quantidades na ordem de 45 mil unidades/ano, gerando resultados de cerca de três milhões de euros anuais.

Acaba de arrancar uma campanha de crowdfunding em busca de financiamento coletivo para um produto português: o “Senergy Force”, que se assume como “a solução mais revolucionária do mundo da climatização e energia”, desenvolvido e patenteado pela empresa portuguesa T&T, com o apoio do departamento de mecânica da Universidade de Aveiro.

A empresa gerida por Augusto Teixeira, mentor desta tecnologia, prevê que, dentro de cinco anos, esta solução esteja a ser comercializada em vários mercados e em quantidades na ordem de 45 mil unidades/ano, gerando resultados de cerca de três milhões de euros anuais. Aliás, a empresa procura, neste momento, parceiros em todo o mundo que queiram representar esta tecnologia. A comercialização dos módulos Senergy Force arranca já em 2018, sendo que esta solução já foi devidamente testada e validada na sede da própria companhia, em Campia, Vouzela.

Casas climatizadas a custo próximo de zero

Aquilo que a T&T propõe é um sistema de climatização que pode ser parte integrante de um edifício, substituindo fachadas, paredes ou telhados, com um rendimento de 90% e ganhos superiores a 20% comparativamente aos sistemas tradicionais. As fachadas energéticas reduzem a necessidade de recurso a energias não renováveis, através do aumento da área de captação solar e da eficiente gestão da temperatura interior dos edifícios. Além disso, asseguram a boa qualidade do ar interior dos edifícios, obtendo simultaneamente ganhos ao nível da climatização, uma vez que faz a renovação do ar no período do dia em que a temperatura exterior for mais favorável. Possibilita ainda o fluxo de ar quente para utilização de secador de mãos, seca-roupas e saunas.

Trata-se de uma solução energética economicamente sustentável que altera por completo o panorama da construção, permitindo que os edifícios tenham um balanço energético quase nulo, ou seja, que a energia consumida e a energia captada pelos edifícios sejam equivalentes. Além disso, permite que a temperatura dos edifícios se situe entre os 20 e os 26ºC durante todo o ano. Ou seja, haverá maior conforto com reduções de consumo na ordem de 90%. Estima-se que, só na Europa, o sistema Senergy Force tenha potencial para uma redução energética de 1300GW e 700.000 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente ao compromisso estabelecido no Tratado de Quioto.

Crowdfunding:unidade de produção é a principal meta

Quanto à campanha de crowdfunding estará ativa na plataforma Kickstarter até 2 de março e visa promover mundialmente esta solução tecnológica e angariar um milhão de euros para alavancar o arranque do negócio, em particular a abertura de uma unidade de produção já em 2018.

Além da componente financeira, a T&T considera que o recurso ao financiamento coletivo e consequente envolvimento da sociedade torna o projeto mais sustentável. Os interessados neste projeto têm duas possibilidades de colaboração: podem investir através da plataforma de crowdfunding ou fazê-lo como investidores – dirigindo-se para tal diretamente à empresa –, opção na qual os juros podem ir até aos 20%/ano. Os lucros obtidos serão repartidos por todos os que se associem, como investidores, apoiando esta mudança. A T&T fará um contrato com cada investidor em que dá como garantia o seu património avaliado em 2,5 milhões de euros.

NewsItem [
pubDate=2018-02-02 14:47:32.0
, url=http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/casas-climatizadas-a-custo-quase-zero-sim-mas-e-preciso-1-milhao-para-arrancar-264803
, host=www.jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=514
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_02_02_409749179_casas-climatizadas-a-custo-quase-zero-sim-mas-e-preciso-1-milhao-para-arrancar
, topics=[tecnologia, energia solar, t&t, fachadas energéticas, ambiente, energia, senergy force, empresas, crowdfundig]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]