observador.ptobservador.pt - 19 jan. 21:04

Li, o órfão chinês de sete anos que é distribuidor (e o problema da pobreza na infância e do acesso à educação)

Li, o órfão chinês de sete anos que é distribuidor (e o problema da pobreza na infância e do acesso à educação)

O homem que aceitou cuidar de Li a partir dos três anos é distribuidor na cidade de Qingdao. E cedo Li começou a acompanhá-lo, entregando hoje, sozinho, as encomendas. Não vai à escola.

É verdade que o Governo chinês pretende erradicar até 2020 a pobreza do país. Mas é igualmente verdade que existem hoje 43,35 milhões de pobres na China. Entre os mais afetados estão as crianças, nomeadamente as órfãs.

É o caso de Li, de quem se desconhece o apelido. Mas sabe-se que tem sete anos, que o pai morreu e a mãe o abandonou aos cuidados de um amigo da família quando casou segunda vez. O homem que aceitou cuidar de Li a partir dos três anos é distribuidor na cidade de Qingdao, no leste da China. E cedo Li começou a acompanhá-lo no trabalho, entregando hoje, sozinho, as encomendas, e não frequentando a escola.

Embora o trabalho infantil seja socialmente aceite na China, a história de Li foi divulgada no site Pear Video (um dos populares no país) e obteve mais de 18 milhões de visualizações em poucas horas. A popularidade do vídeo acabou por gerar um debate sobre a pobreza na infância e o acesso à educação no país.

O caso de Li surge dias depois da divulgação do de Wang Fuman, de oito anos, um órfão da província de Yunnan, no sul da China, que diariamente percorre 4,5 quilómetros (uma hora e meia) no meio da neve, com uma temperatura de 9 graus abaixo de zero, para chegar à escola.

NewsItem [
pubDate=2018-01-19 22:04:31.0
, url=http://observador.pt/2018/01/19/li-o-orfao-chines-de-sete-anos-que-e-distribuidor-e-o-problema-da-pobreza-na-infancia-e-do-acesso-a-educacao/
, host=observador.pt
, wordCount=219
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_01_19_653106433_li-o-orfao-chines-de-sete-anos-que-e-distribuidor-e-o-problema-da-pobreza-na-infancia-e-do-acesso-a-educacao
, topics=[crianças, china, sociedade, trabalho, família, mundo, lifestyle]
, sections=[vida, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]