www.publico.ptpublico.pt - 19 jan. 20:45

Ciclismo. Ivo Oliveira ganha Taça do Mundo na corrida por pontos

Ciclismo. Ivo Oliveira ganha Taça do Mundo na corrida por pontos

Ciclista português terminou a derradeira prova pontuável no terceiro lugar, em Minsk.

O ciclista português Ivo Oliveira venceu a Taça do Mundo na disciplina de corrida por pontos, ao ser terceiro na última prova pontuável, disputada nesta sexta-feira em Minsk, Bielorrússia, garantindo assim o apuramento de Portugal para o Mundial.

O terceiro posto na corrida é o melhor lugar de sempre de um luso em provas da Taça do Mundo, com Ivo Oliveira (41 pontos) a ser apenas batido pelo holandês Jan Willem van Schip, primeiro (75 pontos), e por Lok Cheung King, de Hong Kong, segundo (50 pontos).

Depois do quarto lugar na etapa de Pruszków, Polónia, o terceiro posto desta sexta-feira colocou Ivo Oliveira a fechar a Taça do Mundo com 775 pontos, mais 50 do que o grego Christos Volikakis e mais 135 do que Lok Cheung King.

Além da conquista da Taça do Mundo, este desempenho assegura que Portugal terá presença na corrida por pontos do Campeonato do Mundo de Pista, que será disputado em Apeldoorn, Holanda, entre 28 de Fevereiro e 4 de Março.

"Era a medalha que me faltava. Já tinha subido ao pódio em provas internacionais C1 e C2, em Europeus e em Mundiais. Faltava-me uma medalha na Taça do Mundo e surgiu agora, numa corrida muito difícil. Teve ainda o sabor especial de garantir o apuramento para o Campeonato do Mundo e a vitória na geral da Taça do Mundo", comentou o ciclista, no final.

Ivo Oliveira regressa à pista no sábado de manhã, para a fase de apuramento de perseguição individual. O corredor luso, campeão europeu de sub-23 e vice-campeão europeu de elite desta especialidade, é um dos favoritos.

Caso consiga um dos quatro melhores tempos na qualificação, Ivo Oliveira irá às corridas de disputa das medalhas, de tarde. Como a etapa de Minsk é a única da Taça do Mundo 2017-18 com perseguição individual no programa, o vencedor da competição será também o vencedor da Taça do Mundo de perseguição individual.

Ainda no sábado, ao final da tarde, Ivo Oliveira faz dupla com o gémeo, Rui Oliveira, representando Portugal na disciplina olímpica de Madison.

NewsItem [
pubDate=2018-01-19 21:45:49.0
, url=https://www.publico.pt/2018/01/19/desporto/noticia/ivo-oliveira-ganha-taca-do-mundo-na-corrida-por-pontos-1800071
, host=www.publico.pt
, wordCount=335
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_01_19_2064183580_ciclismo-ivo-oliveira-ganha-taca-do-mundo-na-corrida-por-pontos
, topics=[ciclismo]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]