www.publico.ptpublico.pt - 19 jan. 16:51

Porto. Hotel do edifício de A Brasileira abre em Março

Porto. Hotel do edifício de A Brasileira abre em Março

Hotel de cinco estrelas representa um investimento de 12 milhões de euros do empresário António Oliveira. Vai ser integrado no universo do Grupo Pestana.

Não foi em 2017, como estava previsto, mas vai ser em Março: o hotel no edifício histórico da cafetaria A Brasileira, na Baixa do Porto, está pronto e vai abrir ao público antes da Páscoa.

O edifício de A Brasileira foi comprado pelo empresário e ex-seleccionador de futebol António Oliveira, que acabaria por estabelecer uma parceria com o Grupo Pestana, para desenvolver o projecto de instalar um hotel naquele espaço. O nome da futura unidade hoteleira será Pestana Porto – A Brasileira City Center & Heritage Building e, segundo o comunicado que, esta sexta-feira, anunciou a sua abertura, representou um investimento de 12 milhões de euros para o ex-futebolista.

O hotel de cinco estrelas terá 90 quartos e suites, distribuídos por seis pisos temáticos (café, canela, chá, chocolate, anis e pimenta-rosa), e manterá em funcionamento a cafetaria que lhe dá o nome. O projecto de reabilitação esteve a cargo da APEL – Arquitectura, Engenharia e Planeamento, SA, do arquitecto Ginestal Machado, e permitiu que fossem “integralmente preservados todos os elementos de interesse cultural e arquitectónico do edifício”, incluindo a “impressionante fachada em azulejos, a característica pala de vidro da entrada, o restaurante e a cafetaria”, lê-se no comunicado. O design de interiores é de Jaime Morais, um habitual colaborador dos hotéis do universo Pestana.

Segundo o Grupo Pestana, o restaurante do complexo “mantém-se fiel ao desenho original do arquitecto Januário Godinho” e será liderado pelo chef Rui Martins. A cafetaria também “mantém a traça original e reabre com uma esplanada”.

A Brasileira foi fundada em 1903 por um antigo negociante da cidade que estivera anos imigrado no Brasil e que, de regresso a casa, decidiu criar uma marca própria de café. Nos primórdios da casa, a bebida era oferecida gratuitamente, a um balcão que dava para a rua, a quem comprasse um saco de café. A cafetaria só abriu em 1938. O slogan “O melhor café é o da Brazileira” (com “z”, como na grafia original da casa) está eternizado num painel cerâmico que ainda existe num muro da Rua do Dr. Ricardo Jorge.

Esta semana, a Confidencial Imobiliário revelou que entre Janeiro e Setembro de 2017 entraram em processo de licenciamento 12 novos projectos hoteleiros na Baixa e centro histórico do Porto – mais do dobro do ano anterior.

Daqueles processos, nove eram para empreendimentos de quatro ou mais estrelas e apenas dois representavam construção nova, sendo todos os outros projectos de reabilitação. A mesma fonte referia ainda, em comunicado, que, no mesmo período, entraram em licenciamento naquelas zonas do Porto 119 projectos residenciais, 82% para edifícios de apartamentos.

NewsItem [
pubDate=2018-01-19 17:51:36.0
, url=https://www.publico.pt/2018/01/19/local/noticia/hotel-do-edificio-de-a-brasileira-no-porto-abre-em-marco-1799994
, host=www.publico.pt
, wordCount=424
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_01_19_2030847469_porto-hotel-do-edificio-de-a-brasileira-abre-em-marco
, topics=[porto]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]