pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 19 jan. 21:00

Agora é a Samsung a ser investigada por abrandar os smartphones

Agora é a Samsung a ser investigada por abrandar os smartphones

Uma nova investigação arrancou em Itália e justa a a Apple e a Samsung, para determinar se estas marcas abrandam os seus equipamentos

Atualização: A Samsung já veio a público comentar esta situação. Ver no final deste artigo.

Desde que foi tornada pública a medida da Apple para prevenir problemas nos iPhones mais antigos, tendo esta diminuído a performance dos equipamentos para resolver problemas da bateria, que diversos processos e investigações têm sido levantados, para determinar o impacto que esta medida teve.

Se até agora a Apple era a única visada, em Itália isto mudou, com uma investigação que junta também a Samsung e que quer determinar se estas marcas estão deliberadamente a abrandar os seus equipamentos.

A investigação que está a ser feita em Itália foi lançada pela entidade que regulamenta e avalia os mercados e a concorrência, a A Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM), e procura determinar se estas duas marcas estão a abrandar os seus equipamentos com as atualizações que têm lançado.

Esta avaliação partiu de várias queixas de utilizadores que reportaram que os seus equipamentos perderam desempenho após as atualizações, levantando assim suspeitas que estão perante um caso idêntico ao da Apple.

Há ainda acusações de que a Apple e a Samsung não fornecem informações suficientes sobre o impacto que as suas atualizações vão ter sobre os sistemas e as mudanças que vão ser sentidas.

A AGCM procura provar também que ambas as marcas estão a usar a justificação de perda de performance dos componentes com o seu envelhecimento natural, empurrando assim os consumidores para a compra de novos equipamentos.

Foram dados agora os primeiros passos, com o arranque da investigação, tendo a AGCM revelado que foram feitas buscas nos escritórios da Apple e da Samsung para recolha de informação. O próximo passo envolve uma investigação profunda para avaliar as práticas usadas por ambas as empresas.

Depois da Apple estar no foco com vários processos, é agora a vez da Samsung ser arrolada e fazer parte da investigação. Se no caso da empresa de Cupertino está provada esta posição após a empresa ter admitido tal situação, o mesmo não aconteceu até agora com a Samsung, não havendo provas concretas e nem qualquer posição da empresa sobre a situação.

Atualização: Após o lançamento das notícias que reportavam esta investigação levantada pela entidade italiana, a Samsung já veio a público refutar todas as acusações e garantir que em momento algum lançou atualizações que abrandem os seus equipamentos. Informou também que irá colaborar com as autoridades na investigação em curso, para clarificar os factos.

Fonte

NewsItem [
pubDate=2018-01-19 22:00:42.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/samsung-investigada-abrandar-smartphones/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=396
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_01_19_1275270083_agora-e-a-samsung-a-ser-investigada-por-abrandar-os-smartphones
, topics=[abrandar, apple, tecnologia, samsung, mobile, itália, smartphones]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]