desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 14 jan 10:40

Rússia estará a preparar esquema de doping para Mundial2018. FIFA já está a par da situação

Rússia estará a preparar esquema de doping para Mundial2018. FIFA já está a par da situação

A Rússia estará a planear um novo esquema de doping, com vista ao Mundial2018. A notícia está a ser avançada pelos ingleses do ´Daily Mail`, citando o antigo chefe ...

A Rússia estará a planear um novo esquema de doping, com vista ao Mundial2018. A notícia está a ser avançada pelos ingleses do ´Daily Mail`, citando o antigo chefe de laboratório de Moscovo.

Escreve aquela publicação que a Rússia estaria a planear dopar os futebolistas e, para evitar sanções, teria mesmo idealizado um plano para mudar as amostras de urina. A fonte da informação é Grigory Rodchenkov, chefe do laboratório antidoping de Moscovo durante dez anos, até 2015, ele que esteve também a origem da revelação do sistema de doping institucionalizado no desporto russo e que levou exclusão dos atletas daquele país dos Jogos Rio2016, bem como dos Jogos Olímpicos de Inverno2018.

Bryan Fogel, diretor do documentário ´Icarus`, que detalhou a extensão do esquema de doping na Rússia, acredita que o depoimento de Rodchenkov sobre o esquema de doping no futebol será um novo escândalo.

"O que eu sei de Grigory é que a ordem de Mutko (vice-primeiro ministro e responsável pelo comité organizador do Mundial até dezembro) foi 'o futebol precisa estar limpo'. O que isso queria dizer é que nunca deveria haver testes positivos no futebol, mesmo que todos os jogadores estivessem no programa de doping patrocinado pelo Estado", afirmou.

Grigory Rodchenkov continua sob custódia nos EUA, por temer pela vida. Leonid Tyagachev, um alto dirigente do comité olímpico russo, disse na semana passada que ele deveria ser executado.

"Rodchenkov devia ser fuzilado, como Estaline teria feito", atirou.

No relatório McLaren, que detalhou o esquema de doping na Rússia, é descrito que, pelo menos, 34 futebolistas russos, incluindo todos os internacionais, beneficiaram do esquema de doping institucionalizado no país. Diz o mesmo relatório que são fornecidas substâncias proibidas aos jogadores, os mesmos são protegidos nos testes antidoping.

Escreve ainda o ´Daily Mail` que a FIFA já está a tentar contactar Grigory Rodchenkov para obter mais provas de que os futebolistas russos estão a beneficiar do esquema de doping institucionalizado no país. Se se confirmar o esquema de doping no futebol, a Rússia estará em sérios problemas e poderá ter de enfrentar sanções. Apesar disso, está colocada de parte a ideia de realizar o Mundial2018 noutro país.

1
1