www.publico.pt[email protected] - 13 jan 07:05

Crónica. Os teus 20 anos

Crónica. Os teus 20 anos

Frágil e o Lux Frágil eram impossibilidades, continuam a ser fantasias que, ninguém sabe como, se tornaram realidades. E todas as noites renascem.

Será o primeiro comunicado de imprensa que não contém uma única mentira? Será o único que vale a pena ler? Sim. É o comunicado do Lux Frágil sobre o vigésimo aniversário.

Manuel Reis é um génio de Lisboa, daqueles que emergem das lamparinas e que nos oferecem três desejos. Quanto mais impossíveis os desejos mais ele teima em realizá-los. O

É o contrário da História, porque ainda falta muito para acabar mas é a própria História em andamento, a dançar connosco. Sim, Manuel Reis e as pessoas iluminadas com quem faz questão de trabalhar inventaram a noite de Lisboa mas continuam a inventá-la diariamente porque se não fosse assim chegaria ao fim e amanheceria para sempre.

Começa assim: "O Lux Frágil faz 20 anos e queremos falar sobre isso". Muito bem escrito, o comunicado electrifica a lista das grandes coisas que conseguiu fazer: "Às tantas percebemos que o Lux é um clube de referência na Europa e no interior do país, mesmo para nunca cá entrou, e também por isso estamos contentes". É verdade - mesmo para quem nunca lá entrou. E as verdades, por uma vez que seja, são para se dizer.

O parágrafo mais brilhante é um dos últimos: "Na verdade, pelos nossos cálculos, houve algumas dezenas de reuniões que não tiveram lugar, entrevistas de trabalho às quais os candidatos não compareceram..."  A lista continua, verdadeira e hilariante. Obrigado!

1
1