www.cmjornal.ptLuciano Amaral - 18 dez. 00:30

Novo 'homem doente'

Novo 'homem doente'

O PSD aplicou-se com método a destruir a chefia de Passos Coelho,
O PSD está a tornar-se no novo "homem doente" da democracia portuguesa.

O primeiro-ministro faz declarações autistas sobre um "ano saboroso" para Portugal, apesar dos cerca de 200 mortos pelos incêndios. O país envergonha-se com um escândalo onde uma associação privada de fins sociais, a agora célebre Raríssimas, se vê enredada numa embusteirice envolvendo muitos e grandes nomes do PS. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma instituição caritativa, prepara-se para salvar um banco, o Montepio, injetando 200 milhões de euros. A Caixa Geral de Depósitos aceita salvar da falência uma construtora, a Soares da Costa, quando as dúvidas são mais que muitas de que seja viável. O segundo maior exportador nacional, responsável por cerca de 1% do PIB do país, a Autoeuropa, arrisca-se a entrar num ciclo de greves que põe em causa a sua atividade nos próximos anos.

Isto tudo acontece e o que faz o PSD? Envolve-se numa discussão wittgensteiniana sobre o que é ou não é um debate entre os candidatos à presidência do partido. Num contexto em que o PCP e o BE, os trombeteiros de outrora, aceitam tudo e mais alguma coisa (bancos e capitalistas salvos, corrupção e compadrio), isto é grave. Se não fosse pela Assunção Cristas dos "artigozinhos no Correio da Manhã" e Portugal parecer-se-ia com um aprazível regime de partido único.

A partir do instante em que percebeu que a geringonça estava para durar, o PSD aplicou-se com método a destruir a chefia de Passos Coelho, culminando na "impossibilidade" de alguém de jeito aparecer para as candidaturas autárquicas a Lisboa e Porto. Mas assim que a oportunidade foi devolvida ao pobre partido magoado para se afirmar, o partido resvalou para uma irrelevância ainda maior. Não admira que Assunção Cristas se comece já a ver como "capaz de ser primeira-ministra". Parece piada? O PSD que se cuide.
NewsItem [
pubDate=2017-12-18 01:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/luciano-amaral/detalhe/novo-homem-doente
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=303
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_994377384_novo-homem-doente
, topics=[psd, primeiro-ministro, montepio, opinião, be, ps, crise, sucessão, portugal, raríssimas, home doente, caixa geral de depósitos, passos coelho, autoeuropa, rui rio, partido, correio da manhã, santana lopes]
, sections=[opiniao, sociedade]
, score=0.000000]