www.cmjornal.ptLusa - 18 dez. 12:28

Marcelo refere que Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia

Marcelo refere que Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia

Presidente da República encontrou-se esta segunda-feira o seu homólogo ucraniano, Petro Poroshenko.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira perante o seu homólogo ucraniano, Petro Poroshenko, que "Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia", na União Europeia (UE) e não só.

Numa declaração na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa, após ter recebido o Presidente da Ucrânia, o chefe de Estado português prestou "uma homenagem muito especial e sentida, de gratidão" aos ucranianos residentes em Portugal, elogiando a sua integração e referindo que "são já a terceira comunidade" estrangeira.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que essa comunidade tem sido "um fator muito importante" para o dinamismo do relacionamento bilateral que, no seu entender, tem evolu��do "de forma estável e positiva" em vários domínios, "como os acordos que serão celebrados esta tarde o vão demonstrar".

Com Petro Poroshenko ao seu lado, o Presidente da República discursou cerca de cinco minutos, em português, e começou por salientar que "Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer a Ucrânia, em 1992" e que os dois países celebraram no início deste ano 25 anos de relações diplomáticas.

"Quero também sublinhar que Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia, não só no seio da UE, da NATO, da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) e de outras organizações internacionais, mas também bilateralmente", afirmou.

O chefe de Estado português disse ter discutido no encontro desta segunda-feira com Poroshenko "o aprofundamento das relações bilaterais, nomeadamente económicas, e também das relações entre a Ucrânia e a UE", os desafios que se colocam nesse plano e "as reformas que se impõem".

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 13:28:57.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/detalhe/portugal-tem-apoiado-de-forma-constante-a-ucrania-na-ue-e-nao-so----marcelo
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=258
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_919858129_marcelo-refere-que-portugal-tem-apoiado-de-forma-constante-a-ucrania
, topics=[europa, opinião, palácio de belém, portugal, petro poroshenko, presidente da ucrânia, ue, cooperação, osce, poroshenko, sala, lisboa, chefe de estado, política, bicas, presidente da república, marcelo rebelo de sousa, união europeia, ucrânia]
, sections=[opiniao, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]