www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 18 dez. 10:50

Inflação na Zona Euro volta a subir para 1,5% em Novembro

Inflação na Zona Euro volta a subir para 1,5% em Novembro

Depois de um abrandamento ligeiro em Outubro, os preços no consumidor voltaram para os níveis de Agosto e Setembro na área da moeda única. Em Portugal, a inflação está acima deste valor e em linha com a média na União Europeia.

A inflação em Novembro, na Zona Euro, retomou para os níveis registados em Agosto e Setembro, acelerando assim ligeiramente em termos homólogos face ao verificado em Outubro. De acordo com os dados publicados esta manhã de 18 de Dezembro pelo Eurostat, a inflação na Zona Euro em Novembro ficou nos 1,5% na comparação com o mesmo mês de 2016, ligeiramente acima dos 1,4% registados em Outubro. Em Novembro de 2016, os preços no consumidor na área da moeda única estavam nos 0,6%.

A contribuir para este nível de inflação na Zona Euro (índice harmonizado de preços ao consumidor, ou IHCP) estiveram sobretudo os combustíveis para o segmento dos transportes, óleo para aquecimento e o sector do leite, queijo e ovos.

Por outro lado, a penalizar os preços no consumidor na área da união monetária estiveram nomeadamente as telecomunicações, o sector do vestuário e protecção social, segundo o Eurostat.

No último encontro do Banco Central Europeu (BCE), a autoridade monetária apontou que a recuperação da Zona Euro está a ganhar força e por isso o BCE está mais confiante que a inflação na região vai aumentar de forma sustentada para a sua meta de 2%. Mas, ao mesmo tempo, a verdade é que ainda não há sinais convincentes dessa aceleração dos preços, e mesmo em 2020 a inflação deverá ser apenas de 1,7%. Pesadas as forças e fraquezas da região, o Conselho do BCE entende que continua a ser necessário um amplo nível de estímulos monetários, pelo que a estratégia definida em Outubro permanece intacta.

Os dados do Eurostat indicam que o IHCP em Portugal no mês passado ficou nos 1,8%, no mesmo valor que na União Europeia. Segundo os dados INE, divulgados na semana passada, a inflação (medida no índice de preços ao consumidor, ou IPC) em Portugal ficou nos 1,5%

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 11:50:06.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/inflacao-na-zona-euro-volta-a-subir-para-15-em-novembro
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=298
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_894410503_inflacao-na-zona-euro-volta-a-subir-para-1-5-em-novembro
, topics=[preços no consumidor, conjuntura, inflação, eurostat]
, sections=[economia]
, score=0.000000]