www.sabado.ptFlash - 18 dez. 07:00

Morte ao Crédito

Morte ao Crédito

É uma das notícias da jornada: começa, lentamente, a crescer o tsunâmi do crédito. Leio que nos primeiros nove meses de 2017 foram emprestados, em média, 17,7 milhões de euros de crédito ao consumo por dia

. É uma preocupação?, pergunta a dona Lurdes, aqui do bairro. Parece-me que sim. Ainda estamos num campeonato pré-troika, mas sabemos que somos fracos a resistir a tentações. Um crédito desmesurado pode pôr-nos em apuros. Ou, como diz outra senhora aqui do bairro, a dona Flávia: nem tanto ao mar nem tanto ao crédito.

Lembram-se, com certeza. Houve uma altura em que estávamos rodeados de apelos ao crédito por todos os lados. Um pesadelo em formato de folheto. Havia até quem desse a seguinte definição de português. Português é aquele que já pediu um crédito. Não voltámos a dar o flanco mas é bom estar vigilante. Agora, em plena era digital, os créditos aparecem-nos por sms e Internet. E, em meia dúzia de cliques e telefonemas, ficamos encarcerados.

Há um livro do escritor Louis-Ferdinand Céline intitulado Morte a Crédito, que conta a história de um médico que relata, uma a uma, as misérias humanas. É um título que me vem à cabeça quando leio estas notícias. Um crédito que não se pode pagar é uma forma de morte. Lenta, em prestações, com os juros bem elevados.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 08:00:00.0
, url=http://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/nuno-costa-santos/detalhe/morte-ao-credito
, host=www.sabado.pt
, wordCount=185
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_817229491_morte-ao-credito
, topics=[opinião, nuno costa santos]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]