expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 18 dez. 09:06

Trump desmente planos para despedir chefe da equipa que investiga interferência russa nas eleições

Trump desmente planos para despedir chefe da equipa que investiga interferência russa nas eleições

Estão a aumentar as tensões entre a Casa Branca e Robert Mueller, que lidera a equipa que está a investigar a ingerência russa nas presidenciais e o alegado conluio entre a equipa do Presidente americano e o Kremlin

Donald Trump desmentiu este domingo os rumores de que está a planear despedir o conselheiro especial Robert Mueller, chefe da equipa que está a investigar a interferência da Rússia nas eleições do ano passado.

No sábado, um dos advogados da equipa de transição de Trump acusou a equipa de Mueller de ter obtido milhares de emails privados de forma ilegal, aumentando a especulação de que o Presidente estará a preparar-se para afastar o antigo diretor do FBI de uma investigação que já classificou repetidamente como "uma caça às bruxas".

Quando a acusação foi tecida publicamente por Kory Langhofer, Trump disse que o inquérito de Mueller "não está a correr bem" e que as pessoas do seu círculo, várias delas na mira do investigador, estão "muito zangadas" com a alegada ação à margem da lei.

"Não consigo imaginar que [Mueller] tenha o que quer que seja contra eles, francamente, porque, como já dissemos, não houve conluio", declarou o Presidente ao regressar de um fim de semana em Camp David, uma base do Exército norte-americano no estado de Maryland.

Desde o início que a administração de Trump desmente as suspeitas de que a equipa do Presidente colaborou com a Rússia para garantir a sua vitória, com a especulação sobre o iminente afastamento de Mueller a aumentar nos últimos meses. Ao ser questionado este domingo, nos jardins da Casa Branca, sobre se está a considerar despedir Mueller, Trump respondeu: "Não, não estou."

Esta possibilidade tem sido elevada por uma série de legisladores democratas, entre eles Adam Schiff, o principal membro da oposição na comissão de serviços de informação da Câmara dos Representantes, que na sexta-feira disse recear que os republicanos estejam a tentar fechar as investigações em curso.

No dia seguinte, um dos advogados da equipa Trump para a América (TFA), que ajudou o Presidente a transitar para a Casa Branca entre a ida às urnas em novembro e a tomada de posse em janeiro, queixou-se da ação supostamente ilegal de Mueller e da sua equipa.

A alegação foi feita numa carta enviada por Kory Langhofer às várias comissões do Congresso que estão a investigar as suspeitas de conluio entre a equipa de Trump e o Kremlin. A queixa está relacionada com o recurso à Administração Geral de Serviços (GSA) pelo grupo TFA, que entre as eleições e a tomada de posse recorreu ao servidor de email da agência governamental.

Na sua missiva, Langhofer acusou funcionários da GSA de terem "entregado ilegalmente materiais privados do TFA, incluindo comunicações privilegiadas", à equipa de Mueller. Os emails em causa envolvem 13 elementos da equipa de transição para a Casa Branca, entre eles o ex-chefe do Conselho de Segurança Nacional, Michael Flynn – o primeiro funcionário da administração a ser despedido e que, no início deste mês, confessou ter feito declarações falsas ao FBI no decorrer dos inquéritos.

A GSA, queixou-se o advogado, "não detém nem controla os registos em questão", pelo que os direitos constitucionais dos envolvidos foram violados, acusou.

Em reação, um porta-voz de Mueller garantiu que não houve qualquer ilegalidade. "Sempre que obtivemos emails no decorrer da nossa investigação criminal garantimos sempre ou que tínhamos o consentimento dos donos das contas ou que o fizemos de forma apropriada no âmbito de processos criminais", garantiu Peter Carr.

Lenny Loewentritt, vice-conselheiro da GSA, também desmentiu as acusações do advogado da administração; ao BuzzFeed, garantiu que a equipa de transição do Presidente sabia que os materiais teriam de ser fornecidos às agências de segurança e que, "portanto, não podiam presumir que haveria qualquer privacidade" nesse âmbito.

Em reação a isto, o representante democrata Eric Swalwell recorreu ao Twitter para alimentar as suspeitas de que a equipa do Presidente não vai descansar enquanto Mueller não for afastado, falando em "mais uma tentativa para desacreditar Mueller à medida que a sua investigação #TrumpRússia aperta".

No início deste mês, Michael Flynn tornou-se o mais sénior ex-oficial do atual governo a ser indiciado pela equipa de Mueller após ter admitido que fez declarações falsas ao FBI sobre os encontros que manteve com o embaixador da Rússia em Washington. Logo a seguir, confirmou que está a colaborar com os investigadores, tal como George Papadopoulos, ex-conselheiro de campanha de Trump que também se declarou culpado de ter mentido a agentes do FBI e que também está a cooperar com a equipa de Mueller.

Em outubro, o ex-diretor da campanha republicana, Paul Manafort, e o seu sócio empresarial Rick Gates já tinham sido formalmente acusados de conspiração para defraudar os EUA em acordos com a Ucrânia, acusações que ambos desmentem. Segundo vários media norte-americanos, os advogados do Presidente vão encontrar-se esta semana com a equipa de Mueller para discutir a próxima fase do inquérito.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 10:06:27.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-12-18-Trump-desmente-planos-para-despedir-chefe-da-equipa-que-investiga-interferencia-russa-nas-eleicoes
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=774
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_632559289_trump-desmente-planos-para-despedir-chefe-da-equipa-que-investiga-interferencia-russa-nas-eleicoes
, topics=[paul manafort, rússia, george papadopoulos, michael flynn, casa branca, kremlin, câmara dos representantes, media, fbi, rick gates, internacional, america, inquérito, eua, congresso, robert mueller, política, conselho de segurança nacional, investigação, donald trump]
, sections=[vida, actualidade]
, score=0.000000]