rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 18 dez. 10:19

Máscaras e mascarados ibéricos geram “pandemónio” nas ruas transmontanas

Máscaras e mascarados ibéricos geram “pandemónio” nas ruas transmontanas

O Nordeste Transmontano vive nesta altura do ano um período “mágico” com as festas dos mascarados que saem à rua e deixam investigadores intrigados e populações em alvoroço.

A vila de Mogadouro, no distrito de Bragança, é o palco para o encontro anual de máscaras e mascarados ibéricos. A iniciativa acontece a 23 de Dezembro e promete “transformar as principais ruas da vila transmontana num autêntico pandemónio”.

Segundo a vereadora da Cultura do município de Mogadouro, Virgínia Gomes, o desfile “pretende mostrar às pessoas as máscaras e mascarados mais emblemáticas do Nordeste Trasmontano e da vizinha Espanha, para que não se perca a identidade destes rituais de fertilidade, típicos do Inverno trasmontano”.

Mogadouro e todo o Planalto Mirandês são “ricos” nestas manifestações pagãs, que, na sua maioria, são dedicadas ao menino Deus, e onde toda a “pureza” da tradição é mantida.

Antero Neto investiga há vários anos as tradições dos mascarados do concelho de Mogadouro e nota que “as populações começam a ganhar cada vez mais consciência da riqueza das suas tradições e começam a lançar figuras e mascarados que já estavam esquecidos há cerca de uma centena de anos”.

No concelho de Mogadouro, por exemplo, em Valverde foi recuperadas a tradição do “Careto e do Velho” e em Vilarinhos dos Galegos o ritual do "Mascarão e Mascarinha”. Na aldeia de São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, foi recuperado o “Bielho e la Galdrapa”, expressão em idioma mirandês que, traduzida para português, significa “o Velho e a Galdéria”.

Segundo os estudiosos destas tradições ancestrais, a região do Nordeste Transmontano vive, nesta altura do ano, um período “mágico”, com as festas dos mascarados que saem à rua e que deixam investigadores intrigados e populações numa espécie de alvoroço.

Estes rituais, que são “únicos em território nacional”, despertam cada vez mais a atenção de investigadores de Espanha, França, Reino Unido e outros países europeus que, ano após ano, se deslocam às aldeias nordestinas para perceberem o significado de tais manifestações de raiz popular.

No 5.º Encontro de Mascarados, agendado para Mogadouro, participaram 14 grupos de mascarados. Alguns vêm da Galiza, em Espanha, outros são dos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Bragança e Macedo de Cavaleiros. Não faltarão os caretos, chocalheiros, farândulos e sécias.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 11:19:03.35
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/100992/mascaras-e-mascarados-ibericos-geram-pandemonio-nas-ruas-transmontanas
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=341
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_586877800_mascaras-e-mascarados-ibericos-geram-pandemonio-nas-ruas-transmontanas
, topics=[informação, vida]
, sections=[vida]
, score=0.000000]