observador.ptobservador.pt - 18 dez. 14:54

Os factos da II Guerra Mundial contados em tweets

Os factos da II Guerra Mundial contados em tweets

Um historiador britânico está a documentar a Segunda Guerra Mundial no Twitter em direto, como se estivesse a acontecer agora. Ainda vai em 1939, tem mais seis anos de conflito pela frente.

Dezembro, dia 18. Hoje, a Força Aérea britânica foi derrotada na Batalha de Heligoland Bight pelos alemães e as primeiras tropas canadianas chegam à Europa. Há pouco mais de 15 dias, a União Soviética invadiu a Finlândia, tendo bombardeado Helsínquia e obrigado os finlandeses a retirar para a Linha Mannerheim. No entanto, os russos, já expulsos da Liga das Nações, têm sofrido bastantes derrotas táticas. O ano é 1939, e a Segunda Guerra Mundial está apenas a começar — no Twitter, isto é.

A página ‘WW2 Tweets from 1939’ está a documentar a Segunda Grande Guerra em direto, como se esta se estivesse a passar neste preciso momento. O projeto é da responsabilidade de Alwyn Collinson, historiador britânico licenciado pela Universidade de Harvard, que oferece uma visão única daquele que é o maior conflito da história da humanidade, dando a sensação de imersão no conflito através de relatos, imagens, relatórios, dados e declarações.

German tanks are in the suburbs of Warsaw, locked in vicious street fighting with Polish troops. City in flames from Luftwaffe bombing. pic.twitter.com/6HRPHlpM5S

— WW2 Tweets from 1939 (@RealTimeWWII) September 26, 2017

Collinson começou o projeto em 2011 e já vai na segunda Segunda Guerra Mundial. Isto porque a ‘primeira volta’ do conflito terminou em Agosto de 2017, seis anos depois de ter iniciado. O historiador decidiu começar de novo em setembro, com a invasão da Polónia por parte do exército Nazi, comprometendo-se assim a mais seis anos de relato histórico em direto — desta feita com novos materiais — para os seus mais de 500 mil seguidores.

At least 300 Jews, Communists, & other "dissidents" have now been arrested in Germany during the hunt for the Munich bomber who almost killed Hitler.

— WW2 Tweets from 1939 (@RealTimeWWII) November 12, 2017

“É incrível ter milhares de pessoas a ler e a responder. Penso que é uma pena simplesmente abandonar isso”, disse Alwyn Collinson a The Atlantic. No fundo, aquilo que faz, explica, “é como tentar dar notícias, mas de há muitos, muitos anos atrás”. “Não estou simplesmente a tentar entender quem invadiu quem, que cidades caíram e quando, mas mais aquilo que as pessoas pensaram e como estavam a tentar fazer disso uma narrativa na altura”, acrescentou.

Huge wedding boom in Britain this year- over 100,000 more than last year already. Young couples are hurrying before men are conscripted or sent overseas. (Pictured: Leslie & Ethel Crook.) pic.twitter.com/J14txaxiEG

— WW2 Tweets from 1939 (@RealTimeWWII) November 16, 2017

Os seguidores da página partilham histórias, diários e fotografias de familiares com Collinson, chegando mesmo a corrigi-lo e a ajudá-lo quando, por exemplo, detetam um erro. Claro, com este tipo de conteúdo vêm intervenções, no mínimo, menos úteis: Collinson recorda ao The Atlantic um momento em que um seguidor comentou “porque é que estás a reportar estas notícias de judeus? Volta às notícias a sério”.

Nazi-occupied Poland: New decree orders all Jews in Krakow to wear an armband with a blue Star of David. Boys now selling them on streets of Jewish quarter. pic.twitter.com/mbKC961QCO

— WW2 Tweets from 1939 (@RealTimeWWII) November 22, 2017

Alwyn inspirou-se na cobertura da Primavera Árabe em redes sociais como o Twitter, em 2010, algo até então sem precedentes e que ajudou a amplificar a dimensão dos conflitos. A The Atlantic, Collinson relembra “sentir-se profundamente emocionado com a forma como era possível ver a história a desenrolar-se”.

British Queen Elizabeth, wife of King George, making a radio speech to "the women of the Empire… we, no less than the men, have real & vital work to do." pic.twitter.com/VDu8l5EDgQ

— WW2 Tweets from 1939 (@RealTimeWWII) November 11, 2017

Essa emoção, contou ao i News, “absolutamente” também se fez sentir em determinados momentos da sua cobertura da Segunda Guerra Mundial. “Estaria a mentir se dissesse que não me afeta. E sei que algumas pessoas em tempos deixaram de seguir a minha conta temporariamente, tal como no começo da invasão da União Soviética”, confessou. “As pessoas sentiam que estavam a ver um filme de terror numa escala industrial”.

3.6 million German & Nazi-allied troops invading Soviet Union from Finland to Black Sea; Operation Barbarossa begins: http://t.co/Zg6aCN4imA

— WW2 Tweets from 1939 (@RealTimeWWII) June 22, 2013

‘WW2 Tweets from 1939’ inspirou outras pessoas a iniciar projetos como o de Alwyn Collinson — também há uma cobertura em direto da Primeira Guerra Mundial — e, segundo o autor, permite-nos estabelecer paralelos com a nossa própria história, da qual não podemos ter uma visão omnisciente, bem como nos lembra “de que ninguém vive fora da história”. E Collinson, em 2017 e 1939, vive dentro duas.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 15:54:33.0
, url=http://observador.pt/2017/12/18/os-factos-da-ii-guerra-mundial-contados-em-tweets/
, host=observador.pt
, wordCount=754
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_559962982_os-factos-da-ii-guerra-mundial-contados-em-tweets
, topics=[história, tecnologia, twitter, cultura, redes sociais, ii guerra mundial, internet]
, sections=[vida, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]