expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 18 dez. 11:44

Autarca alemão esfaqueado mantém política de apoio aos refugiados

Autarca alemão esfaqueado mantém política de apoio aos refugiados

Andreas Hollstein diz que não se arrepende de ter recebido na cidade de Altena 450 candidatos a refugiados, mais 100 do que fora estipulado, apesar da hostilidade de alguns face à sua política de abertura ter chegado ao extremo de ser esfaqueado

“Foi a coisa certa a fazer”, afirma convicto o autarca da cidade alemã de Altena, Andreas Hollstein, reafirmando a sua política de abertura aos refugiados, apesar de esta posição já lhe ter valido um esfaqueamento no pescoço, em novembro, por um homem alcoolizado que o abordou quando se encontrava num restaurante kebab.

“Voltaria a fazer a mesma coisa amanhã”, afirma o autarca, citado pelo “Washington Post”, já recuperado do incidente e referindo-se à decisão que tomou de ter aceitado dar asilo a 450 candidatos, mais de 100 do que estava estipulado no âmbito do plano germânico de 2015 de receção de mais de um milhão de pessoas, perante o fluxo de refugiados que chegavam ao Velho Continente.

Com apenas cerca de 17 mil habitantes, Altena é uma antiga cidade industrial que antes de ter entrado em declínio, há umas décadas, contava com perto do dobro de residentes.

Hollstein viu nos candidatos a refugiados a possibilidade de inverter um pouco essa tendência, aproveitando as inúmeras casas que haviam sido deixadas vazias. Ao contrário do que aconteceu noutros locais, as pessoas foram albergadas em apartamentos e não em pensões. As boas práticas desta política de integração fora aliás reconhecida através de um prémio nacional, atribuído em maio.

A par dos elogios, o autarca de 54 anos, membro da CDU, o partido conservador da chanceler Angela Merkel, continua a ser alvo de inúmeras criticas, mensagens de ódio e ameaças de morte. Mas logo no dia seguinte ao esfaqueamento, Hollstesin estava de volta à sede da autarquia, mostrando que não se deixa intimidar e continuando a executar as suas funções sem proteção policial.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 12:44:10.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-12-18-Autarca-alemao-esfaqueado-mantem-politica-de-apoio-aos-refugiados
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=265
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_367755292_autarca-alemao-esfaqueado-mantem-politica-de-apoio-aos-refugiados
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]