www.dn.ptdn.pt - 18 dez. 11:06

Líbia - Autarca da cidade Misrata assassinado a tiro por grupo armado

Líbia - Autarca da cidade Misrata assassinado a tiro por grupo armado

Mohamad Esthewi acabava de chegar de numa viagem à Turquia. Veículo em que seguia foi atacado quando saía da zona do aeroporto da cidade

Um grupo de homens armados assassinaram esta segunda-feira a tiro Mohamad Esthewi, autarca de Misrata, a terceira cidade e principal porto da Líbia, disseram à EFE fontes ligadas às autoridades de segurança.

De acordo com as mesmas fontes, um grupo de desconhecidos atacou o veículo que transportava Esthewi no momento em que saía da zona do aeroporto da cidade.

O presidente da Câmara de Misrata acabava de chegar de uma viagem à Turquia.

Até ao momento o ataque ainda não foi reivindicado.

Além da morte de Mohamad Esthewi, os atacantes feriram gravemente o irmão do autarca que foi de imediato transportado para o hospital da cidade.

Misrata fica situada a cerca de 200 quilómetros a Leste de Tripoli e foi, em 2016, o núcleo da ofensiva militar que libertou a vizinha cidade de Sirte que se encontrava sob o controlo do grupo radical Estado Islâmico.

Tal como o resto do país, a cidade de Misrata está dividida entre os partidários do governo de Tripoli reconhecido pelas Nações Unidas, milícias salafistas e grupos minoritários que apoiam o marechal Jalifa Hafter, que controla parte da região oriental da Líbia.

O país enfrenta uma guerra civil desde 2011 e atualmente estão a funcionar dois governos: um apoiado pela ONU e outro controlado por Hafter, ex-membro da cúpula do antigo ditador Khadafi e recrutado pela CIA, os serviços de informações dos Estados Unidos.

Os dois governos lutam pelo poder com a ajuda de milícias e grupos que lucram com a guerra e que alteram alianças com regularidade.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 12:06:00.0
, url=https://www.dn.pt/mundo/interior/autarca-da-cidade-libia-de-misrata-assassinado-a-tiro-por-grupo-armado-8993614.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=245
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_318013668_libia--autarca-da-cidade-misrata-assassinado-a-tiro-por-grupo-armado
, topics=[líbia, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]