www.cmjornal.ptAcácio Pereira - 18 dez. 00:30

Desígnio Nacional

Desígnio Nacional

A falta de recursos humanos do SEF é um problema gravíssimo, crónico.
Depois de 14 anos sem concursos externos de admissão de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF, foi finalmente publicado na semana passada o aviso de concurso para admissão de 100 inspetores. Este é, sem dúvida, um facto assinalável.

Há que reconhecer, sem reservas, que esta é uma decisão positiva. No entanto, não se pode cair no erro de supor que ela resolve todos os problemas que atravessamos: a falta de recursos humanos do SEF é um problema gravíssimo, crónico, e – atendendo à circulação de cada vez mais pessoas no território português – precisará de mais decisões como esta para que seja atingido o equilíbrio que a segurança nacional e europeia exigem.

Nos últimos anos assistiu-se a um aumento das exigências operacionais num domínio-chave da segurança interna de Portugal e da União Europeia: a área da imigração, fronteiras e asilo. Ora, é imperioso preservar o sucesso que Portugal tem alcançado nesta área.

Um dos principais valores que Portugal oferece a quem o visita é a segurança e a correspondente tranquilidade pública. Por todas as razões – económicas, sociais e políticas – garantir essa segurança deve ser uma prioridade e um desígnio nacional.
NewsItem [
pubDate=2017-12-18 01:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/acacio-pereira/detalhe/designio-nacional
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=192
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_27417736_designio-nacional
, topics=[demografia, opinião, sef, questões sociais, portugal, serviço de estrangeiros e fronteiras, política, imigração, união europeia]
, sections=[opiniao, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]