rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 18 dez. 11:54

Mais obras em Lisboa. Vêm aí dois túneis contra cheias

Mais obras em Lisboa. Vêm aí dois túneis contra cheias

O investimento é de 180 milhões de euros e a duração prevista dos trabalhos é de quatro anos.

Veja também:

Dois grandes túneis vão atravessar a cidade de Lisboa. Fazem parte do Plano de Drenagem e devem começar a ser construídos no princípio do próximo ano.

Segundo o jornal “i” desta segunda-feira, os túneis vão ligar Monsanto a Santa Apolónia e Chelas ao Beato.

Os trabalhos vão ter consequências ao nível da circulação de pessoas e veículos, sendo que os locais mais afectados deverão ser os locais de entrada e saída dos túneis.

Ao jornal, o mentor do plano, José Saldanha Matos, não ignora os efeitos dos trabalhos – que deverão durar até 2022 – mas reforça a importância da obra, considerando que terá um retorno de 100 anos, podendo “durar mais” se forem feitas “obras de reabilitação ao longo do tempo”.

Nas palavras do presidente da Câmara, Fernando Medina, trata-se do “maior investimento que alguma vez foi realizado” pela autarquia.

Mas porque não foram estas obras feitas durante o período em que a capital mais parecia um estaleiro, antes das eleições autárquicas? Segundo José Saldanha Matos, porque teve de ser aberto um concurso e esperar pelo parecer positivo do estudo de impacto ambiental.

O antigo vereador da Câmara de Lisboa Fernando Nunes da Silva espera, contudo, que não sejam cometidos erros semelhantes aos das obras de remodelação da cidade, que afectaram os principais eixos rodoviários.

“O problema não é o número de obras, mas a sua sequência, falta de alternativas quando se cortam certas ligações principais, competência técnica e falta de articulação entre os vários sectores da Câmara envolvidos na sua execução”, aponta ao “i”.

Sobre o Plano de Drenagem, Fernando Nunes da Silva, professor do Instituto Superior Técnico, lembra que ainda Jorge Sampaio estava à frente da Câmara quando foram propostas “soluções menos dispendiosas”.

“Agora, parece-me que pouco mais resta que estas soluções muito dispendiosas e tecnicamente complexas”, resume.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 12:54:53.215
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/100996/mais-obras-em-lisboa-vem-ai-dois-tuneis-contra-cheias
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=301
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_221717799_mais-obras-em-lisboa-vem-ai-dois-tuneis-contra-cheias
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]