eco.pteco.pt - 18 dez. 17:34

Redução da dívida pública é “dado novo e positivo”

Redução da dívida pública é “dado novo e positivo”

Questionado sobre o alerta deixado esta segunda-feira pelo Tribunal de Contas, o Presidente da República sublinhou que a dívida pública vai reduzir substancialmente daqui até ao fim do ano".

O Presidente da República apontou hoje a redução da dívida pública como “um dado novo e positivo do final de 2017”, eventualmente posterior à análise do Tribunal de Contas sobre o endividamento do país agora tornada pública.

Durante uma visita à Sé de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o alerta para os riscos de “acumulação de elevados níveis de dívida pública” deixado hoje pelo presidente do Tribunal de Contas, Vítor Caldeira, na apresentação do parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2016.

“A dívida pública vai reduzir substancialmente daqui até ao fim do ano, tem vindo a reduzir”, contrapôs o chefe de Estado, acrescentando: “Eu penso que esse é um dado novo que, porventura, não está presente em relatórios feitos já há algum tempo. É um dado novo e positivo do final de 2017”.

O Presidente da República ressalvou, no entanto, que, “como o senhor ministro das Finanças tem dito uma, duas, três, várias vezes”, é importante prosseguir a redução da dívida.

“Uma das prioridades é o desendividamento do país”, afirmou.

Hoje, numa apresentação aos jornalistas do parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2016, Vítor Caldeira referiu que o Tribunal de Contas detetou “erros materialmente relevantes” nesse documento e identificou riscos para a sustentabilidade das finanças públicas.

O presidente do Tribunal de Contas alertou para “a acumulação de elevados níveis de dívida pública, bem como as responsabilidades contingentes associadas a empresas públicas, mas também a sociedades-veículo, como o BPN, e ao setor financeiro”.

“As boas notícias quanto ao ‘rating’ da dívida pública não devem ser confundidas com a dívida a descer”, considerou Vítor Caldeira.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 18:34:46.0
, url=https://eco.pt/2017/12/18/reducao-da-divida-publica-e-dado-novo-e-positivo-do-final-de-2017-diz-marcelo/
, host=eco.pt
, wordCount=265
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_2002849647_reducao-da-divida-publica-e-dado-novo-e-positivo
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]