www.publico.ptpublico.pt - 18 dez. 08:55

Autoeuropa. Administração e comissão de trabalhadores voltam hoje às negociações

Autoeuropa. Administração e comissão de trabalhadores voltam hoje às negociações

Encontro tem lugar dois dias antes dos plenários convocados pela CT após imposição dos novos horários.

A administração e a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa retomam esta segunda-feira as negociações sobre horários, depois do chumbo de dois pré-acordos e da gestão da fábrica de Palmela anunciar a imposição unilateral de um novo formato.

O regresso às negociações foi anunciado sexta-feira, depois de uma reunião no Ministério do Trabalho com a presença do ministro Vieira da Silva e de dois secretários de Estado, bem como dos representantes dos trabalhadores e da administração liderada por Miguel Sanches.

Na altura, o coordenador da CT, Fernando Gonçalves, apenas avançou o dia da nova reunião e disse que o plenário da próxima quarta-feira se mantem, enquanto o director da fábrica, Miguel Sanches, adiantou que o que "pode mudar é o modelo de trabalho do segundo semestre" do próximo ano.

Depois da rejeição pelos trabalhadores, em referendo, de dois pré-acordos negociados com a CT de alterações aos horários de trabalho, na sequência do aumento da produção, a administração impôs unilateralmente o novo modelo para ser implementado em finais de Janeiro e que inclui 17 turnos semanais.

A administração promete pagar os sábados a 100%, equivalente ao pagamento como trabalho extraordinário, que era uma das principais reivindicações dos trabalhadores. Este pagamento dos sábados a 100% poderá ainda ser acrescido de mais 25%, caso sejam cumpridos os objectivos de produção trimestrais.

Porém, esta posição foi rejeitada pela CT, que reiterou que "este modelo de horário e as suas condições são mais desfavoráveis e contrariam a vontade expressa pela maioria dos trabalhadores".

O novo horário, que entrará em vigor em finais de Janeiro, deverá vigorar até ao mês de agosto de 2018. A Autoeuropa promete discutir o período após agosto com a CT.

Os novos horários de laboração contínua prevêem quatro fins-de-semana completos e mais um período de dois dias consecutivos de folga em cada dois meses para cada trabalhador.

A questão dos horários colocou-se com o fabrico do novo modelo T-Roc, que como já recordou o ministro Vieira da Silva, tem "grande aceitação comercial" e as previsões são de "dobrar ou até ultrapassar" a produção global prevista.

O Governo vai continuar a acompanhar a situação e poderá assumir "responsabilidades em algumas dimensões" como a criação e reforço de "equipamentos sociais de apoio à família" que possa responder aos novos horários da fábrica.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 09:55:29.0
, url=https://www.publico.pt/2017/12/18/economia/noticia/administracao-e-comissao-de-trabalhadores-da-autoeuropa-voltam-hoje-as-negociacoes-1796370
, host=www.publico.pt
, wordCount=370
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1764601422_autoeuropa-administracao-e-comissao-de-trabalhadores-voltam-hoje-as-negociacoes
, topics=[autoeuropa]
, sections=[economia]
, score=0.000000]