www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 18 dez. 11:55

Comércio tradicional atrai cada vez mais portugueses

Comércio tradicional atrai cada vez mais portugueses

Comércio tradicional atrai cada vez mais portugueses para as compras de Natal, mas os centros comerciais continuam a liderar as preferências.

Os portugueses estão a optar cada vez mais pelas lojas de comércio tradicional para fazerem as suas compras de Natal. Esta conclusão é do estudo do Observador Cetelem Natal 2017, que mostra uma mudança face aos resultados de anos anteriores, com 48% dos portugueses a afirmar que fará compras nestes estabelecimentos. Este resultado representa mais 12% que em igual período do ano transato.

O estudo dá ainda conta que os portuenses são mais apreciadores do comércio tradicional do que os lisboetas. No centro do país há maior tendência a efetuar as compras de Natal em espaços tradicionais de rua, em comparação às restantes regiões de Portugal continental (48% no centro, contra 40% no sul e 28% no norte).

Apesar destas mudanças, “os centros comerciais continuam a ser os espaços de eleição dos consumidores nacionais para fazer compras de Natal, reforçando a sua posição enquanto local preferencial para compras, de acordo com 90% dos inquiridos”.

As compras pela internet representam apenas 1%, do total, e de acordo com o estudo do Observador Cetelem Natal 2017, “os super ou hipermercados mantém também a sua fatia de mercado, com 39%, e assiste-se uma ligeira diminuição nas compras em feiras e mercados de natal”.

“As compras online continuam a ser residuais durante o Natal, com apenas 1% dos portugueses a afirmar que deverá adquirir uma prenda pela Internet”, adianta o mesmo estudo. Os produtos mais comprados neste canal serão vestuário, brinquedos, perfumes ou livros, e prevê-se um gasto médio na ordem dos 85 euros.

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 23 de setembro a 6 de outubro.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 12:55:36.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/comercio-tradicional-atrai-cada-vez-mais-portugueses/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=286
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1732879980_comercio-tradicional-atrai-cada-vez-mais-portugueses
, topics=[economia, comércio]
, sections=[economia]
, score=0.000000]