www.cmjornal.ptMiguel Alexandre Ganhão - 18 dez. 00:30

As fotos de um encontro secreto

As fotos de um encontro secreto

Registos do encontro de Orlando Guerra e Proença de Carvalho aguardam o início do julgamento para verem a luz do dia.

O ex-procurador Orlando Figueira, acusado de corrupção passiva por ter arquivado processos de investigação relativos a altos dirigentes de Angola, nomeadamente o ex-vice-presidente Manuel Vicente, veio ao processo acusar o advogado Daniel Proença de Carvalho de ter realizado consigo "um acordo de cavalheiros" para a proteção do banqueiro Carlos Silva. O presidente do Banco Privado Atlântico Europa (BPA) foi investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) num processo de branqueamento de capitais em que o advogado foi Proença de Carvalho, e que muitos consideram ser a origem de toda a operação Fizz.

A notícia avançada pela revista ‘Sábado’ mereceu um veemente desmentido de Proença de Carvalho. "Não tive qualquer intervenção ou sequer conhecimento da contratação do Dr. Orlando Figueira. Não o conhecia e nunca tinha tido, por qualquer meio, contacto com ele", disse o advogado no início do mês.

Mas o que Proença não contava é que o procurador Orlando Figueira tivesse tirado fotografias do seu escritório quando o visitou para resolver a questão do seu contrato de trabalho com o Banco Privado Atlântico. A existência dessas fotos, que estarão a aguardar o início do julgamento (dia 22 de janeiro) para ver a luz do dia, mostra que o advogado não só conhecia o procurador como se reuniu pessoalmente com ele. Agora cabe ao juiz de julgamento apurar qual foi o teor da conversa entre os dois.

Festas e negócios 

GOL e GLLP 

O solstício de inverno está a deixar os maçons de cabeça perdida 

Os solstícios são datas importantes para a Maçonaria. Mas os maçons andam ultimamente de cabeça perdida. A loja União Portucalense, que pertence ao Grande Oriente Lusitano (GOL), tem o templo em Gaia e agrega vários deputados do PSD, deixou que papéis com os nomes dos seus membros fossem encontrados no lixo, em Vizela. Já os elementos da Grande Loja Legal de Portugal (GLLP) estão em guerra com o seu grão-mestre, Júlio Meirinhos. O objeto da contenda é a nova sede da GLLP, um palácio na Ameixoeira que custa três milhões de euros.

Puro Veneno

Marcelo foge de Rui Rio

Na missa que ocorreu na Basílica da Estrela por ocasião dos 37 anos da morte de Sá Carneiro, Rui Rio tentou por tudo falar com Marcelo, mas não conseguiu. O Presidente esteve entretido à conversa com Pedro Santana Lopes.

A manta de Luís Correia

A Câmara de Castelo Branco, liderada por Luís Correia (PS), comprou uma colcha em bordado de Castelo Branco por 30 mil euros, diz o Portal BASE dos contratos públicos.

Bernardino lê ‘o Pedro e o lobo’

O presidente da Câmara de Loures ofereceu-se  para narrador em ‘O Pedro e o Lobo’, de Prokofief, no concerto da banda dos Bombeiros de Loures que se terá realizado
ontem no pavilhão da corporação.

Stanley Ho exige 16 milhões

A Varzim Sol - Turismo, Jogo e Animação (empresa do grupo de Stanley Ho) exige 16 milhões de euros do Turismo de Portugal. Os processos entraram dia 11 de dezembro no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto. 

O Ministério do... Amor

Não é só o ex-secretário de Estado Manuel Delgado que terá uma nova paixão no ministério de Adalberto Campos Fernandes. Consta que outro governante também está a mudar de amores... tanto que já falam em trocar o nome do ministério para Ministério do Amor.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 01:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/miguel-alexandre-ganhao/detalhe/as-fotos-de-um-encontro-secreto
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=533
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1621144502_as-fotos-de-um-encontro-secreto
, topics=[júlio meirinhos, presidente do banco privado atlântico europa, opinião, departamento central de investigação e ação penal, stanley ho, câmara de castelo branco, basílica da estrela, dciap, manuel vicente, daniel proença de carvalho, pedro santana lopes, angola]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]