www.jn.ptAntónio Tavares * - 18 dez. 00:07

Escrutinar a economia social

Escrutinar a economia social

Nos últimos dias, a propósito do comportamento de uma presidente de uma IPSS - relembro que só uma pessoa foi colocada em causa - surgiram muitas vozes a lançar a suspeita sobre o comportamento das instituições do terceiro setor e a sua capacidade para serem escrutinadas.

Todos nós conhecemos o peso histórico, económico e social de muitas destas instituições, misericórdias, IPSS ou ONG, no destino de muitas pessoas e na complementaridade de serviço ao Estado social sempre no quadro da aplicação de um princípio de subsidiariedade.

Este papel não poderá, até porque consagrado e definido na Constituição da República, ser colocado em causa no cumprimento efetivo da sua missão.

Questão diferente será a do controlo inspetivo destas instituições e de uma efetiva vigilância sobre as mesmas por parte do Estado e dos contribuintes.

Neste domínio, será importante começar tendo sempre em consideração a sua dimensão orçamental por incentivar a criação de mecanismos de autogoverno de controlo. Quantas vezes o Plano de Atividades ou o Orçamento apresentado e aprovado não correspondem ao executado? Quem avalia?

Uma instituição com responsabilidades, como a Santa Casa da Misericórdia do Porto, criou, no seu quadro orgânico, várias áreas visando uma resposta a este desafio.

Desde um departamento de auditoria interna, a um gabinete de controlo de gestão ou um gabinete de segurança, risco e compliance, passando por um auditor externo, temos hoje assegurados mais meios de controlo interno com reflexo positivo no momento em que o Estado decide fiscalizar a instituição.

Assim aconteceu com a IGF, o Tribunal de Contas e outras fiscalizações parcelares dos mais variados organismos do Estado.

Deste debate, para o qual muitos acordaram agora, a solução não pode ser matar o mensageiro, mas antes lançar as bases de um novo modelo de escrutínio.

Ora, pelo significado de todo este setor, torna-se necessário prever a existência de uma entidade reguladora que consiga não só fazer a integração de todas estas entidades inspetivas, mas também fazer cumprir a lei.

* PROVEDOR SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO PORTO

Lei essa que prevê limites e justificações para eventuais remunerações, cria incompatibilidades e mecanismos cautelares para a presença de familiares e afins.

Além disso, terá de existir reserva cautelar do Estado na outorga de estatuto de IPSS. Com efeito, hoje esta facilidade é uma forma de muita gente se sentir tentada a criar uma organização, empregar familiares e assim poder viver.

Finalmente, uma questão importante será a de incentivar a existência de uma parcela de receitas próprias e aquelas que resultam das comparticipações do Estado devem ser sempre realizadas através da via da contratualização e não por subsídios a exploração.

Com o primeiro modelo asseguramos mais transparência e rigor na relação entre cliente e prestador. Com o segundo aceitamos o princípio da prestação de serviços por contrapartida de objetivos a atingir.

Os mecanismos de controlo de gestão e inspetivos existem e são de uma multiplicidade legal variável.

É preciso então fazer um trabalho sério, responsável e justo sob pena de tomarmos a árvore pela floresta.

Só assim poderemos ser dignos de quem confia em nós. Os portugueses.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 01:07:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/interior/escrutinar-a-economia-social-8993056.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=449
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1519910299_escrutinar-a-economia-social
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]