visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 18 dez. 18:07

Farto dos post daquele grande amigo no Facebook? Agora já pode evitá-los

Farto dos post daquele grande amigo no Facebook? Agora já pode evitá-los

Facebook lançou uma nova ferramenta que permite silenciar, por períodos de 30 dias, páginas, grupos ou mesmo aquele bom amigo que, às vezes, consegue ser muito irritante

Todos temos aquele amigo no Facebook que faz publicações a toda a hora e que ameaça seriamente a nossa saúde mental. Agora há uma forma de silenciar de forma temporária esse amigo sem que ele saiba.

O Facebook lançou um botão que permite deixar de seguir um amigo, página ou grupo por um período de 30 dias sem que a pessoa em questão perceba. Durante esse tempo não vão aparecer no feed atualizações desse mesmo amigo. Para silenciar uma pessoa, página ou grupo só tem de carregar no botão "opções" no canto superior direito de uma publicação e primir "snooze". Quando o período de 30 dias estiver quase no fim, o utilizador será notificado. Caso se arrependa, pode também reverter a ação em qualquer altura.

O Facebook diz que o objetivo desta nova configuração é de dar mais controlo do feed aos utilizadores para que "o tempo gasto no Facebook seja bem passado".

Se ainda não consegue realizar esta nova ação é porque a atualização ainda está em curso mas o Facebook diz que estará disponível para todos os internautas até ao final desta semana.

"Vê demasiadas fotos do novo gato do seu tio? Tem um amigo que anda a tentá-lo com um número de fotos interminável de ramen da visita ao Japão? Parece que é o único", revela Shruthi Muraleedharan, gestor de produto do Facebook, num blog. O gestor acrescenta ainda que "viemos a saber pelos utilizadores que estes querem mais opções para determinar o que aparece no seu feed de notícias. Com o botão de "snooze", não tem de deixar de seguir ou de eliminar uma amizade permanentemente, pode apenas deixar de ver as publicações de alguém por um curto período de tempo".

Para o caso de procurar uma solução permanente para o problema pode sempre deixar de seguir um amigo, esconder ou denunciar publicações individuais. Na situação inversa, tem também uma opção para selecionar as páginas ou pessoas que pretende que apareçam em primeiro no feed. "À medida que o feed de notícias evolui, continuaremos a fornecer ferramentas fáceis de usar para lhe dar a experiência mais personalizada possível cada vez que visitar o Facebook", finaliza Shruthi.

Esta atualização surge depois do Facebook ter revelado na passada sexta-feira que existem determinados casos de uso da rede social que podem ter efeitos negativos na saúde dos utilizadores. O diretor de pesquisa do Facebook, David Ginsberg, e a investigadora Moira Burke, publicaram um comunicado no qual abordam questões sobre o impacto que o Facebook tem nos nossos estados de espírito. Na publicação pode ler-se que "um estudo da Universidade de San Diego e da Universidade de Yale descobriu que as pessoas que clicam em cerca de quatro vezes mais links que a média, ou que gostam do dobro das publicações, revelam uma saúde mental mais debilitada do que a média".

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 19:07:54.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-12-18-Farto-dos-post-daquele-grande-amigo-no-Facebook--Agora-ja-pode-evita-los
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=466
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1396379788_farto-dos-post-daquele-grande-amigo-no-facebook-agora-ja-pode-evita-los
, topics=[sociedade, ciência e tecnologia, facebook]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]