expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 18 dez. 10:00

A eletricidade voltou ao aeroporto mais movimentado do mundo

A eletricidade voltou ao aeroporto mais movimentado do mundo

Falta de luz obrigou ao cancelamento de mais de mil voos no aeroporto Hartsfield-Jackson em Atlanta, no estado norte-americano da Georgia

Mais de mil voos foram cancelados este domingo com destino ou partida prevista do aeroporto norte-americano de Atlanta, o mais movimentado do mundo, por causa de uma falha de eletricidade que só ficou resolvida na madrugada desta segunda-feira.

Perante um dos maiores picos de tráfego no aeroporto Hartsfield-Jackson, por causa da época natalícia, os passageiros do aeroporto internacional de Atlanta, no estado da Georgia, ficaram "às escuras" depois de as luzes se terem apagado repentinamente por volta das 13h locais de domingo (18h em Lisboa). Horas depois do apagão, as autoridades do aeroporto anunciaram que a eletricidade ia ser reposta por volta da meia-noite (5h da madrugada em Lisboa).

Pelas 4h em Portugal continental, uma hora antes do prometido, as autoridades aeroportuárias anunciaram o regresso da rede elétrica: "A eletricidade foi reposta em todas as confluências [do aeroporto]. Mais de 5000 refeições estão a ser distribuídas aos passageiros. Os comboios ficarão operacionais em breve", foi anunciado no Twitter.

Ver Twitter

Segundo a BBC, os voos só deverão começar a ser retomados pelas 6h da manhã locais (11h em Lisboa), depois de dezenas de milhares de passageiros terem ficado várias horas às escuras nas portas de embarque, nas áreas de lazer do aeroporto ou dentro de aviões que não puderam descolar.

Centenas de aviões com partida prevista para o Hartsfield-Jackson, também não chegaram a levantar voo de outras cidades dos Estados Unidos e de outros países durante o apagão e só deverão ser retomados nas próximas horas ou dias.

Instagram

A Georgia Power, empresa energética que abastece a infraestrutura, diz que tudo indica que a falha se deveu a um incêndio acidental nas instalações elétricas subterrâneas. As causas desse incêndio já estão a ser investigadas, confirmou o autarca de Atlanta. Segundo cálculos provisórios, mais de 30 mil passageiros terão sido afetados pela falha de eletricidade naquele que é, desde 1998, o aeroporto mais movimentado do mundo.

Atlanta está a duas horas de distância de cerca de 80% do total da população norte-americana, o que faz do seu aeroporto internacional a principal porta de entrada nos EUA para além de ser uma paragem comum para as pessoas que viajam de avião dentro do país. Por ano, o aeroporto Hartsfield-Jackson recebe 104 milhões de passageiros, o que corresponde a uma média de 275 mil pessoas por dia, e regista um tráfego diário de 2500 partidas e chegadas.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 11:00:39.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-12-18-A-eletricidade-voltou-ao-aeroporto-mais-movimentado-do-mundo
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=388
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1336108021_a-eletricidade-voltou-ao-aeroporto-mais-movimentado-do-mundo
, topics=[eua, hartsfield-jackson, georgia power, transportes, aviação, atlanta, internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]