pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 18 dez. 01:00

Firefox instala add-on sem autorização e utilizadores reagem mal

Firefox instala add-on sem autorização e utilizadores reagem mal

A equipa do Firefox incluiu no seu browser uma extensão da série Mr. Robot e teve um efeito agridoce porque desencadeou reações negativas dos utilizadores.

O Mozilla Firefox é dos melhores browser da atualidade. O recém-lançado Firefox Quantum reforçou-o como umas das melhores ofertas e promete combater a liderança do Chrome.

Contudo, uma recente surpresa que a equipa do Firefox incluiu no seu browser, uma extensão referente à famosa série Mr. Robot, teve um efeito agridoce porque desencadeou reações negativas por parte dos utilizadores.

Nos últimos dias, os utilizadores do Firefox aperceberam-se que tinham instalada uma extensão no seu browser denominada “Looking Glass”. Quando ativa, a extensão mostrava, em certos sites, pistas e referências à série mundialmente conhecida Mr. Robot. No entanto, o que mais perturbou os utilizadores foi a descrição da extensão, que continha a seguinte mensagem: “MY REALITY IS JUST DIFFERENT THAN YOURS”, que numa tradução para português significa “A minha realidade é simplesmente diferente da vossa”.

Obviamente esta mensagem deixou vários utilizadores desconfiados e perturbados quanto às implicações que aquela extensão poderia estar a ter na sua máquina. Posto isto, foram várias as reclamações e queixas no fórum do Firefox, focando-se especialmente na estranha e suspeita mensagem inserida na extensão, mas também no facto de esta ter sido instalada sem a sua autorização.

Tendo em conta as reações negativas e a proporção das retaliações ao ato que efetuaram, a equipa do Firefox já veio a público esclarecer e justificar a situação, alegando que esta foi uma colaboração com a equipa da série e que pretendia promover a mesma, porque partilha alguns dos valores com a própria Mozilla, entre os quais a segurança e privacidade online.

Para além disso, reforçou que a instalação da extensão era uma surpresa para os fãs e utilizadores, e que esta não estava ativa por defeito, sendo necessário que o utilizador a ativasse. Acrescentaram ainda que este episódio não compromete a sua premissa de respeitar e lutar pela privacidade dos utilizadores, garantindo que não foram guardados nem partilhados dados de utilizadores.

Este episódio mostra uma vez mais que a temática da privacidade online é muito sensível e que os utilizadores estão cada vez mais atentos a isso, dando obviamente mais importância a este fator aquando da escolha de um browser, sistema operativo ou serviço online.

As empresas têm de ter especial cuidado em não interferir com este direito dos utilizadores, correndo desta forma o risco de lhes acontecer episódios idênticos a este com a Mozilla.

Conheça o Firefox Quantum

Chegou o Firefox Quantum, o browser que vai destronar o Chrome

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 02:00:26.0
, url=https://pplware.sapo.pt/browsers/firefox-instala-extensao-sem-autorizacao/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=394
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1325574660_firefox-instala-add-on-sem-autorizacao-e-utilizadores-reagem-mal
, topics=[autorização, tecnologia, firefox, mozilla, browsers, add-on]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]