eco.pteco.pt - 18 dez. 14:18

A manhã num minuto

A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Os analistas do Rabobank disseram que a diminuição do spread entre Portugal e Itália é apenas “temporária”, uma vez que a fraca liquidez no mercado vai afastar os investidores. A manhã desta segunda-feira ficou ainda marcada pela subida da inflação na Zona Euro.

A dívida portuguesa comporta menor risco para os investidores do que a dívida italiana. Um desempenho que foi reforçado com a decisão da agência Fitch de retirar o rating do país do “lixo” na sexta-feira. Mas para os analistas do Rabobank, esta diminuição do spread entre Portugal e Itália é apenas “temporária”.

Em novembro de 2016, a inflação da Zona Euro registava uma variação de 0,6%. Um ano depois, a inflação acelerou mas continua aquém da meta do Banco Central Europeu. O Eurostat confirmou esta segunda-feira que a inflação foi de 1,5% em novembro, acima dos 1,4% de outubro.

A bitcoin continua a brilhar. Após alguns dias sem bater recordes, a moeda virtual mais popular do momento atingiu nesta sessão o patamar dos 19 mil dólares. A impulsionar está o arranque da negociação de novos contratos de futuros, desta vez da CME Group.

A bitcoin é como o Euromilhões: cria um pequeno excêntrico todas as semanas. O sortudo da última foi João Rosas, 28 anos, que na passada segunda-feira foi resgatar um pequeno investimento na famosa moeda digital realizado em agosto.

Em agosto, o Governo madeirense lançou um concurso internacional para o estabelecimento de uma linha marítima entre o arquipélago e o continente.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 15:18:32.0
, url=https://eco.pt/2017/12/18/a-manha-num-minuto-32/
, host=eco.pt
, wordCount=300
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1275450324_a-manha-num-minuto
, topics=[atualidade]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]