www.dn.ptdn.pt - 18 dez. 12:43

Música - Morreu o artista norte-americano Z'EV

Música - Morreu o artista norte-americano Z'EV

Pioneiro da música industrial, Stefan Weisser morreu poucos dias depois de ter feito uma residência artística de dois meses no Porto

Pioneiro da música industrial, Stefan Weisser morreu poucos dias depois de ter feito uma residência art��stica de dois meses no Porto

O músico e poeta norte-americano Stefan Joel Weisser, conhecido como Z'EV, morreu no sábado aos 66 anos em consequência de um problema pulmonar, revelou hoje a associação Sonoscopia.

, a convite da Sonoscopia, que incluiu 'masterclasses' e uma apresentação pública, que terá sido a última do artista.

"Foi um pioneiro da música, uma referência para nós. Nos anos 1970, foi um dos primeiros a usar percussões a partir de restos de materiais e de metais, uma prática que depois se banalizou na música industrial", explicou à Lusa Gustavo Costa, da direção da Sonoscopia.

Nascido em Los Angeles em 1971, Stefan Weisser passou a designar-se Z'EV em 1978, já depois de ter estudado percussão, ter integrado um trio de jazz, de ter aprofundado estudos sobre esoterismo e espiritualidade e de ter começado a produzir poesia sonora e visual influenciado pelo dadaísmo e pelo futurismo, como se lê no seu 'site' oficial.

"É uma das figuras mais enigmáticas e fascinantes da cena avant-garde (...), um dos pioneiros absolutos da música industrial e uma presença forte na cena musical de Nova Iorque, tocando com Elliott Sharp, Wharton Tiers e Glenn Branca", sustenta a Sonoscopia.

Segundo Gustavo Costa, foi na residência no Porto que Z'EV fez as últimas composições, construiu instrumentos de percussão e fez a última performance pública.

"Temos as últimas gravações, as últimas peças, fotos dos concertos e estamos a conversar com a família", disse.

Desde 1980 editou mais de 70 álbuns, a solo e em colaborações.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 13:43:00.0
, url=https://www.dn.pt/artes/interior/morreu-o-artista-norte-americano-stefan-weisser-conhecido-como-zev-8993783.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=258
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1103293220_musica--morreu-o-artista-norte-americano-z-ev
, topics=[música, nacional, artes]
, sections=[vida, sociedade]
, score=0.000000]