expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 18 dez. 15:33

Bilionário canadiano e a mulher morrem estrangulados

Bilionário canadiano e a mulher morrem estrangulados

Figura estimada da sociedade canadiana, Barry Sherman tinha os seus inimigos, incluindo as grandes farmacêuticas e os sobrinhos que reclamavam uma parte da sua fortuna

Um bilionário canadiano e a sua muher morreram na sexta-feira, vítimas de estrangulamento. As autoridades anunciaram esta conclusão no fim de semana, após a autópsia feita a Barry e Honey Sherman. Os dois eram figuras proeminentes da alta sociedade canadiana, e as suas mortes tinham sido imediatamente declaradas “suspeitas” quando os cadáveres foram descobertos por um agente imobiliário numa cave da sua casa, que se preparavam para vender. O pior acabou por confirmar-se.

Sherman era considerado o 15.º canadiano mais rico, e constava há década e meia na lista de bilionários da revista "Forbes". Contudo, fazia uma vida relativamente modesta, guiando carros velhos e vivendo numa casa “relativamente modesta” para o seu nível de riqueza. Entre outros motivos, ele e a mulher eram conhecidos pelas suas atividades filantrópicas, dirigidas sobretudo a hospitais, universidades e organizações judaicas, e estimadas em dezenas de milhões de dólares só na última década.

Sherman acumulou a sua fortuna estimada, em 4770 milhões de dólares canadianos (€ 3142 milhões de euros), através de uma grande empresa de medicamentos genéricos, a Apotex, fundada em 1974. Essa empresa sucedeu a uma outra que ele comprara a um tio, Louis Winter. Este e a sua mulher morreram novos, em 1965, no espaço de 17 dias.

“A maldição das farmacêuticas de marca”

Os quatro filhos órfãos deles reclamaram durante anos uma parte da Apotex, bem como o direito de trabalharem na empresa, mas os tribunais canadianos negaram-lhes razão. A última sentença no processo foi em setembro passado, com o juiz a negar uma relação direta entre a Apotex e a empresa de Louis Winter. Entre outros aspetos insólitos, havia a alegação de um suposto plano de Sherman para matar Winter e roubar a sua herança aos filhos.

Outra coisa ainda mais importante fazia algumas pessoas odiarem Sherman. Ao vender medicamentos genéricos em mais de cem países, ganhou a hostilidade de outras farmacêuticas. “Ele era a maldição das empresas que fabricam medicamentos de marca”, disse à CBC um professor da faculdade de farmácia da Universidade de Toronto. “Não era a pessoa favorita deles. Mas era respeitado”.

O grau desse respeito ficou patente não apenas nas homenagens prestadas por uma série de responsáveis públicos, incluindo o primeiro-ministro do Ontário, mas pelos testemunhos de vizinhos. Entrevistados pela imprensa, vários usaram adjetivos como “adorável” para descrever o casal. Agora, cabe às autoridades descobrir quem os matou.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 16:33:22.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-12-18-Bilionario-canadiano-e-a-mulher-morrem-estrangulados
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=387
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1069305865_bilionario-canadiano-e-a-mulher-morrem-estrangulados
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]