www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 18 dez. 11:18

Portugal tem das menores taxas de ofertas de emprego na Europa

Portugal tem das menores taxas de ofertas de emprego na Europa

A taxa de 0,9% é a quarta mais baixa de toda a União Europeia, onde a média se situa nos 2%.

Portugal tinha no terceiro trimestre deste ano das mais baixas taxas de ofertas de emprego da Europa, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 18 de Dezembro, pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas europeu.

A taxa em Portugal era nessa altura de 0,9%, apenas mais alta do que na Grécia, em Espanha e na Bulgária. Compara com a média de 2% na União Europeia e de 1,9% na Zona Euro.

Um emprego vago corresponde a um posto de trabalho vago (recém-criado, desocupado ou prestes a tornar-se disponível) que leva o empregador a procurar activamente um candidato de fora da empresa com o objectivo de preencher o lugar imediatamente ou num futuro próximo, de acordo com as explicações apresentadas pelo Eurostat.

A taxa de empregos expressa a proporção em relação aos empregos ocupados.

A taxa portuguesa subiu duas décimas face a período homólogo, ainda assim abaixo das três décimas registadas ao longo do último ano tanto na União Europeia como na Zona Euro.

República Checa (4,1%), Bélgica (3,6%), Alemanha (2,7%) e Áustria (2,6%) são os países que apresentam a taxa mais elevada.

Os dados sugerem que as oportunidades de emprego continuam particularmente baixas em Portugal, mesmo apesar de o país já apresentar uma taxa de desemprego inferior às que são registadas na Zona Euro e na União Europeia, com excepção do desemprego jovem.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 12:18:12.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/detalhe/portugal-tem-das-menores-taxas-de-ofertas-de-emprego-na-europa
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=218
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1001901132_portugal-tem-das-menores-taxas-de-ofertas-de-emprego-na-europa
, topics=[mercado de trabalho, emprego, salários, desemprego]
, sections=[economia]
, score=0.000000]