www.publico.ptpublico.pt - 18 dez. 10:32

Finanças públicas. Portugal supera Itália. Decisão da Fitch atrai investidores e faz descer juros da dívida

Finanças públicas. Portugal supera Itália. Decisão da Fitch atrai investidores e faz descer juros da dívida

Obrigações a dez anos mantém tendência de descida e ficam abaixo das italianas.

As obrigações do tesouro (OT) português voltaram a descer nesta segunda-feira, chegando a um valor que não se via desde Março de 2015, com a taxa de juro implícita no mercado secundário a situar-se nos 1,779% pelas 10h desta segunda-feira, de acordo com os dados da Reuters.

Com esta taxa, Portugal mantém-se ligeiramente abaixo da Itália, algo que foi impulsionado pela decisão da Fitch.

Na sexta-feira à noite, a agência de rating não só tirou Portugal do nível de “lixo” em termos da classificação de investimento, como subiu a nota em dois níveis de uma só vez. Esta manhã, os juros das OT a dez anos chegaram a estar em níveis ainda mais baixos.

No auge da crise, Portugal viu as taxas de juro subirem para dois dígitos, algo que chegou a durar mais de um ano (entre meados de 2011 e 2012).

A diferença face à dívida espanhola ronda agora os 30 pontos base, passando a cerca de 148 pontos base se a comparação for feita com a Alemanha.

Antes da Fitch, já a S&P tinha tirado a Portugal a classificação de “lixo”, pelo que, havendo agora duas grandes agências global a colocar o país com grau de investimento, há condições para mais investidores comprarem a dívida nacional (o que faz diminuir os custos de financiamento).

Conforme noticiou o PÚBLICO na sexta-feira, nas explicações que foram dadas pela Fitch para a decisão de passar o rating português de BB+ para BBB, a agência destacou dois grandes factores: a descida do rácio da dívida pública no PIB conseguida este ano, e a redução gradual e sustentada do endividamento externo do país.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 11:32:31.0
, url=https://www.publico.pt/2017/12/18/economia/noticia/decisao-da-fitch-atrai-investidores-e-faz-descer-juros-da-divida-1796378
, host=www.publico.pt
, wordCount=265
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1000690562_financas-publicas-portugal-supera-italia-decisao-da-fitch-atrai-investidores-e-faz-descer-juros-da-divida
, topics=[finanças públicas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]