www.cmjornal.ptJoana Amaral Dias - 17 dez. 00:30

Só conversa

Só conversa

Se há coisa que o filme de Hong Sang-soo evidencia é como o saber pode ser a pele de cordeiro para o homem-lobo

Charles Bukowski dizia que grande parte da publicação de livros é feita através de politiquices, amizades e estupidez natural. Para V.S. Naipaul, esse universo editorial é porco e nebuloso. Segundo Doris Lessing, trata-se de uma bolha de autoperpetuação e autossatisfação.

Pode ser que sim. Certo é que o protagonista de ‘O Dia Seguinte’ não passa de um animal rastejante que tanto publica livros como redige críticas literárias (só lhe falta mesmo escrever a própria obra), trai a mulher, mente por princípio e é emocionalmente mais pobre do que um calhau. A cultura e a erudição não o salvaram, tal como Mozart nunca converteu nazis.

Aliás, se há coisa que o filme de Hong Sang-soo evidencia até ao nervo é como o saber pode ser a pele de cordeiro perfeita para o homem-lobo. O conhecimento literário em particular pode dar a tal sensação de sensibilidade e ressonância afetiva ao psicopata, sempre pronto a colecionar mais uma presa. Enfim, é como se a esse homem-lobo já nada fosse mais do que apenas palavras. Letrinhas. Blá blá. Talvez Bukowski tivesse razão..

Título: ‘O Dia Seguinte’

De: Hong Sang-soo

Com: Yunhee Cho, Ki Joabang, Kim Min-hee e Kim Sae byeo e Hae-hyo Kwan

Exibição: Nos cinemas

obomdafita@gmail.com

NewsItem [
pubDate=2017-12-17 01:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/detalhe/so-conversa
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=196
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_17_226245266_so-conversa
, topics=[opinião, hong sang-soo, o dia seguinte]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]