www.dn.ptdn.pt - 8 dez 00:14

Férias De Natal - Nestas férias Natal rima com rock, com natureza e com magia

Férias De Natal - Nestas férias Natal rima com rock, com natureza e com magia

As férias aproximam-se e há várias propostas para os miúdos aproveitarem de maneira diferente estes dias fora da escola.

Tomar o pequeno-almoço com o Pai Natal, ter um belo museu de portas abertas à curiosidade, seguir à descoberta da ciência com os heróis dos jogos de computador, conhecer uma história fantástica numa antiga serração, transformar em lanterna as folhas e as sementes do parque ou um jogo real inspirado no universo de Tim Burton. Estas são algumas das propostas para as férias dos mais pequenos. De norte a sul do país há muito que fazer. É aproveitar.

Música Rock ao pequeno-almoço

Foi no passado domingo que o concerto infantil do Hard Rock prestou uma homenagem a Zé Pedro. Mesmo os mais pequenos que nunca ouviram falar dele dançaram e aplaudiram, conta Mauren Faria, responsável de marketing do Hard Rock Café, em Lisboa. O espetáculo musical é para crianças dos 3 aos 10 anos e acontece no piso inferior, a seguir ao pequeno-almoço buffet. Dura aproximadamente 45 minutos e segue um repertório de temas variados, desde os clássicos Disney a canções populares infantis. Eles adoram e mesmo os mais pequeninos se divertem, sem birras!, brinca. A decorrer no primeiro domingo de cada mês, até março de 2018, o projeto pretende proporcionar aos mais pequenos uma experiência de gente grande, num espaço family friendly, com inspiração americana. A manhã começa com um pequeno-almoço digno de estrela de rock e, pelas 10.30, segue-se o concerto. Além da música, há sempre mensagens pedagógicas que os músicos vão passando, continua a responsável, há atividades interativas que, através da música, contribuem para o estreitamento das relações entre todos e que traz sempre o desenvolvimento da sua própria identidade cultural, esclarece. Dia 23 de dezembro, a manhã vai ser ainda mais especial, porque o Pai Natal vai aparecer para o pequeno-almoço: Breakfast With Santa...

Local: Hard Rock Café, Lisboa

Preço: Adultos 15/ Crianças 10

Exposição Visita-jogo, bolo de mel e poncha

As oficinas de natal já estão esgotadas, mas no dia 16, sábado, o Natal chega ao Museu Nacional de Arte Antiga que convida as famílias a participarem nas várias atividades programadas, com entrada gratuita entre as 10.00 e as 18.00. Às 11.00 realiza-se a primeira das sete visitas temáticas programadas, esta em torno dos presépios, não sendo necessária inscrição prévia para qualquer uma delas. Pelas 15.30 inicia-se a visita-jogo para famílias com crianças a partir dos 6 anos na qual a ideia é fazer a ligação entre as histórias de natal da coleção permanente e as da exposição temporária As Ilhas do Ouro Branco, explica Rita Gonçalves, do serviço educativo do museu. No final, pretende-se que cada família escreva um postal de Natal ao Museu de Arte Sacra do Funchal, que emprestou a maioria das peças da mostra temporária, e que nesse dia terá uma atividade semelhante. Para esta visita-jogo é necessária inscrição prévia através do telefone 213 912 800 ou pelo e-mail [email protected] Pelas 16.00, oportunidade de assistir a um concerto pelos solistas da Metropolitana e a partir das 17.00 haverá bolo-rei, bolo de mel, poncha e chocolate quente no átrio das Janelas Verdes.

Local: Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Preço: gratuito

Ciência Aprender com os Angry Birds

A sugestão é primeiro escolher o seu bando e depois partir em busca de tudo o que se pode aprender de novo sobre aves. Os Angry Birds vão ajudar os pequenos exploradores numa aventura científica no Pavilhão do Conhecimento a construir o mais veloz dos trenós fazendo uso das leis da Física, enquanto a Robótica e a Engenharia serão aliadas de peso na luta contra os porcos verdes. A cozinha é um laboratório e o menu inclui ovos confecionados com a ajuda da gastronomia molecular. Onde vivem, de que se alimentam, como comunicam ou como aprendem a voar - perceber o que as distingue das restantes famílias e ajudá-las a encontrar um abrigo. Das fragatas aos tucanos, das águias aos colibris, irão comparar as diferentes envergaduras de asas e descobrir como estas influenciam o voo. E será que há na Natureza aves que serviram de inspiração aos Angry Birds? Respostas muito em breve entre 18 a 22 dezembro e e 26 a 29 dezembro, segunda a sexta das 09.00 às 18.00. Para crianças dos 5 aos 12 anos.

Local: Pavilhão do Conhecimento - Centro de Ciência, Lisboa

Preço: 1 dia - 40 euros; 1 semana (5 dias)

Teatro A história de Vasillissa

Em Aljezur, as sessões esgotaram há semanas e agora é a vez de Monchique partilhar a história da Vasillissa com as famílias e comunidade escolar. O projeto artístico e cultural Lavrar o Mar, em atividade de outubro a maio e já na segunda edição, convida o grupo de teatro O Bando para contar a história da menina do famoso conto russo a quem a mãe oferece uma boneca de bolso antes de morrer. O pano sobe com uma surpresa inédita, a protagonista Vassilisa vai ser uma criança do público e não uma atriz da companhia. As crianças não podem saber disto antes do espetáculo, o melhor mesmo é não conhecer a fábula, apela Telma Santos da comunicação do projeto. Esta peça é uma espécie de rito de iniciação ao teatro, é um espetáculo muito especial que destaca o jogo do falso e verdadeiro. E a capacidade de ver dentro, de ouvir, de sentir e saber rapidamente como agir, de compreender que às vezes as coisas não são o que parecem, explica. A finalidade do espetáculo é fazer teatro em conjunto com os, a partir da arte de brincar e do jogo teatral. Por estes dias, os preparativos na antiga serração de Monchique já começaram - estamos a fazer uma espécie de black box num edifício recuperado para receber o espetáculo, adianta a produção. Este domingo, 10, conta com duas sessões, uma de manhã e à tarde, e dia 11 será a vez das escolas. O espetáculo dura uma hora e é para maiores de três.

Local: Monchique

Preço: 2 euros (crianças) e 3 euros (adultos)

Ambiente Oficinas non-stop para pais e filhos

Pais e filhos são convidados a partilhar estas experiências que a Fundação Serralves preparou para as Férias de Natal. Estas atividades em família têm sempre o objetivo de promover a vivência conjunta entre as crianças e os pais, acentua Denise Pollini, coordenadora do serviço educativo. Dois pares de propostas, a funcionar em horário contínuo, entre as 10 e as 13.00. Dia 10, oficina de construção de lanternas de Natal, utilizando a matéria-prima do Parque de Serralves. Folhas e sementes, conjugadas com pequenos circuitos elétricos, vão acender estas lanternas, explica Denise. A outra proposta deste dia são Histórias aos Quadradinhos (e não, não é banda desenhada - embora também possa ser) em que se constroem narrativas dentro destas formas geométricas. No dia 17 fazem-se Postais de Natal muito Especiais, com tintas condutoras de eletricidade e com tintas invisíveis. Curiosos? São truques químicos de reação química a partir de componentes relacionados com o ambiente. Denise explica o possível mas o melhor é viver a magia (e depois mandar pelo correio). O mesmo com os Desenhos de Perlimpimpim que são invisíveis e só são revelados depois de serem pigmentados com o pó mágico. É preciso dizer mais? Sim. É sem marcação prévia, é sujeito à lotação em cada momento mas é uma oficina em contínuo, se tiver um pouco de paciência, se estiverem cheias... às vezes está cheia daí a uns minutos já fica bom

Local: Fundação de Serralves, Porto

Preço: adulto 5 euros, gratuito para crianças até 12 anos, 50% desconto para jovens entre 13 e 18 anos

Jogo Natal com Tim Burton

Para aguçar o mistério, o Centro Cultural Vila Flor em Guimarães propõe uma viagem inspirada no universo Tim Burton. Será tudo desde os figurinos, ao espaço à banda sonora, eles vão ter contacto com vários elementos mais dark, explica Sandra Barros que está a preparar as oficinas de Natal deste ano. Nestas oficinas Dark Christmas, as renas vão dar lugar a criaturas de outra dimensão onde há enigmas por resolver. As pistas serão concebidas pelas crianças, mas serão os pais a descobri-las, no final da semana, como explica Sandra Barros ao DN. Eles vão reconstituir uma cena de crime para os pais resolverem no final, mas mais não posso dizer. Ambiente natalício carregado de mistério nas oficinas Dark Christmas no Centro Cultural Vila Flor. Indicado para crianças dos 6 aos 12 anos, durante a semana de 18 a 22 dezembro das 9.00 às 18.00. Lotação limitada.

Local: Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Preço: 30 euros sem almoço | 55 euros com almoço

Com Marina Almeida e Marina Marques

1
1