observador.ptobservador.pt - 7 dez 15:53

Juros de Portugal e Irlanda foram os que mais desceram devido ao BCE

Juros de Portugal e Irlanda foram os que mais desceram devido ao BCE

Segundo cálculos da Moody's, os juros da dívida pública de Portugal e da Irlanda foram os que mais desceram devido ao programa de compras de dívida do Banco Central Europeu.

Os juros da dívida pública de Portugal e da Irlanda foram os que mais desceram devido ao programa de compras de dívida do Banco Central Europeu (BCE), segundo cálculos da agência de ‘rating’ Moody’s divulgados esta quinta-feira.

Segundo a Moody’s, as compras de dívida do BCE reduziram a rentabilidade dos títulos de dívida soberana a dez anos na maioria dos países da zona euro entre 50 e 150 pontos base.

Mas, adianta a Moody’s, “em média, o impacto na rentabilidade dos títulos de países da periferia desde o início das compras de dívida soberana em janeiro de 2015 é de mais 50 pontos base do que para os países do centro”, adianta a Moody’s.

O programa de expansão quantitativa do Banco de Inglaterra para o Reino Unido reduziu a rentabilidade dos títulos de dívida a dez anos em cerca de 60 pontos base, segundo o relatório de Colin Ellis.

O BCE comprou este ano dívida pública e privada da zona euro no valor de 80 mil milhões mensais até ao final de março e desde abril até dezembro no valor de 60 mil milhões de euros.

No final de outubro decidiu cortar a partir de janeiro para 30 mil milhões de euros o valor mensal das compras durante mais nove meses.

A maior parte destes títulos que o BCE tem comprado são de dívida soberana.

1
1