www.dn.ptdn.pt - 7 dez 09:54

Documentos - Chave móvel digital. A nova revolução para o cartão do cidadão

Documentos - Chave móvel digital. A nova revolução para o cartão do cidadão

O telemóvel já está ligado ao cartão de identificação

Na comemoração dos 10 anos do cartão do cidadão, chega uma nova revolução que promete facilitar a vida aos portugueses: a chave móvel digital. Trata-se de um mecanismo que associa o número de telemóvel ao cartão da pessoa e que, a partir daí permite o acesso a inúmeros serviços públicos online.

De acordo com o Jornal de Notícias, esta "ferramenta" já está em funcionamento, facilitando a vida dos cidadãos em inúmeros serviços, como o pedido de registo criminal ou alteração de morada no cartão. Basicamente, permite o acesso a uma série de serviços que só estavam disponíveis a quem tinha leitor do cartão do cidadão. Atualmente, segundo explicou Anabela Pedroso, secretária de Estado da Justiça, ao JN, só 17% dos cidadãos nacionais têm assinatura eletrónica ativada.

Para ter a chave móvel digital terá, no entanto, de ir a uma conservatória ou a um espaço do cidadão.

Há cerca de um mês, a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, demonstrou, na Presidência do Conselho de Ministros, as novas funcionalidades da chave móvel digital, uma solução de autenticação simples e segura que já permite aos utilizadores aceder a 'sites' da administração pública, apenas com um número de telemóvel e um 'pin' de quatro dígitos.

"A chave móvel digital tem a vantagem de retirar a necessidade de um leitor, passa a ser apenas um código 'pin' que eu introduzo. Não tenho que ter o documento físico para me autenticar ou assinar", explicou. De acordo com a governante, qualquer pessoa pode assinar digitalmente qualquer contrato, tendo dado o exemplo dos da água ou da luz.

Atualmente são cerca de 60 mil os utilizadores da chave móvel digital, mas a secretária de Estado apontou "uma meta que é bastante ousada".

"Nós gostaríamos muito até ao final do mandato ter um milhão de utilizadores. Eu sei que é uma meta ousada, mas nós vamos trabalhar", explicou, acrescentando que a chave móvel digital pode ser pedida atualmente em todas as lojas e espaços do cidadão.

Graça Fonseca destacou que este mecanismo de simplificação é "algo que é muito fácil, muito prático e vai permitir alavancar muito tudo o que são a desmaterialização de tudo o que são processos das entidades privadas e das entidades públicas".

1
1