desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 7 dez 23:52

Sporting ´ataca` naturalização de Pichardo, atleta do triplo salto do Benfica

Sporting ´ataca` naturalização de Pichardo, atleta do triplo salto do Benfica

O Sporting insurgiu-se contra a naturalização do cubano Pedro Pichardo. O Benfica anunciou esta quinta-feira que o atleta do triplo salto, nascido em Cuba, foi naturalizado português, ...

O Sporting insurgiu-se contra a naturalização do cubano Pedro Pichardo. O Benfica anunciou esta quinta-feira que o atleta do triplo salto, nascido em Cuba, foi naturalizado português, pelo que já pode defender as cores nacionais. Pichardo, de 24 anos, foi vice-campeão mundial em 2013 e 2015 e é detentor da quarta marca de sempre (18,08 metros).

"O Sporting defende princípios, critérios rigorosos e claros. Obviamente que esta naturalização de aviário, que foi feita à pressa e de forma totalmente desenquadrada com aquilo que tem sido uma prática recorrente ao longo dos últimos anos, não nos pareceu razoável. Percebemos agora que é a maneira que entenderam começar a fazer as coisas. Uma prática que vai, pelos vistos, começar a ser aquela que vai imperar. Portanto, à face disso só podemos mostrar o nosso desacordo e expressá-lo publicamente, tal como o fizemos com a carta enviada à Federação", escreveu o Sporting num comunicado publicado no seu site oficial e assinado por Rui Caeiro, vice-presidente para as modalidades.

Ainda na carta enviada à Federação Portuguesa de Atletismo, o clube leonino questiona os critérios de seleção do organismo, devido a chamada de Marta Pen. A atleta do Benfica tinha faltado a prova de seleção.

"O Sporting não aceita que as seleções sejam geridas através de vontades próprias de selecionadores nacionais e da Direção da FPA, ignorando os critérios estabelecidos", escreveu o clube leonino, em declarações reveladas pelo jornal Record.

O Benfica contratou Pedro Pablo Pichardo para suprir a saída de Nelson Évora para o Sporting. Os ´encarnados` poderão contar com o luso-cubano já para as provas nacionais de 2018, nomeadamente os campeonatos de clubes.

1
1