pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 7 dez 20:11

Uniti - O carro elétrico sueco que oferece 5 anos de energia solar

Uniti - O carro elétrico sueco que oferece 5 anos de energia solar

A indústria automóvel vive tempos prósperos, revoltos e imaginativos. Provavelmente serão os tempos mais incertos que alguma vez esta indústria viveu. Mas a necessidade aguça o engenho e o clima não pode esperar muito...

A indústria automóvel vive tempos prósperos, revoltos e imaginativos. Provavelmente serão os tempos mais incertos que alguma vez esta indústria viveu. Mas a necessidade aguça o engenho e o clima não pode esperar muito mais tempo por uma revolução profunda no consumo energético. Será que imperará a energia solar? Será o hidrogénio a fazer mexer as rodas?

As apostas estão no terreno, mas há marcas que querem fazer mexer o ponteiro e por isso apareceu a Uniti. Vamos conhecer uma proposta de veículo elétrico que quer fazer a diferença na sua carteira.

A Uniti é uma startup dedicada a veículos urbanos. Está instalada no sul da Suécia e pretende ser uma empresa que reinventa o moderno carro de cidade. A ideia é criar veículos onde entram materiais amigos do ambiente, de fácil acesso, com um design que permite fabricar em série e a um preço competitivo. Querem que o veículo tenha um comportamento mais eletrónico que mecânico e, como tal, estão a programar iniciar as vendas em 2018, embora tenham já um protótipo funcional para ser testado.

Assim, a Uniti tem a missão de criar um carro elétrico pequeno e inteligente, e de fácil utilização urbana. Pensaram em tudo, até na parte de alimentação. Para isso associaram-se à empresa de energia E. ON, para garantir que a fonte de eletricidade seja limpa, oferecendo aos clientes suecos cinco anos de energia solar gratuita para carregar o carro. O Uniti está a poucos dias de distância da sua apresentação global e será, segundo os seus criadores, uma revolução no conceito de carro elétrico.

Esta parceria com uma empresa de distribuição de energia vai mais além do que é pensado nos tradicionais carros elétricos. A empresa pretende que com esta parceria com a E. ON os clientes, ao comprar o veículo, vejam de imediato uma vantagem sem precedentes, muito para além do que o governo poderá ou não atribuir como incentivo, até porque mesmo este tipo de políticas têm vindo a ser retiradas pelos países que mais investiram na promoção deste tipo de veículos.

Tobias Ekman, gestor de inovação da Uniti, disse numa declaração que:

Esta é também uma nova abordagem. Sabemos que a maior parte da carga, especialmente para este tipo de carros, será realizada em casa. Portanto, esses tipos de soluções são particularmente sustentáveis.

Que tipo de veículo será produzido?

A empresa pretende, inicialmente, produzir um veículo elétrico de dois lugares. Este carro será composto por um corpo de fibra de carbono reciclável e com um interior em compósito orgânico. A empresa fez um trabalho de avaliação do mercado de um ponto de vista totalmente contrario ao normal, trabalharam para digitalizar a experiência de condução de várias formas, descrevendo o seu veículo como o carro do smartphone.

No interior há um ecrã com recursos de navegação e segurança, e os condutores interagem com o carro mais do que eles fariam com os seus telefones, recorrendo a pontos de interação digitalizados. O caminho a percorrer é projetado para tornar a condução mais divertida e aumentar a segurança.

A empresa pretende comercializar o veículo tal como seria vendido um smartphone: compra-se online e é entregue em casa, ou então podem ser adquiridos nas grandes superfícies de dispositivos eletrónicos, como por exemplo numa Media Markt, FNAC ou outras grandes superfícies deste segmento. Poderá neste caso experimentar o veículo e reservar imediatamente.

Especificações e opções:
  • Modelos de 2, 4 e 5 lugares
  • Até 300 km de alcance (bateria de 22kWh)
  • Bateria auxiliar para carregar em qualquer lugar (máximo de 30 km)
  • Início de carregamento rápido (AC) 3hrs 10mins = carga total
  • Carregar na rede elétrica demora 30mn e permite 200km
  • Dos 0-80 km / h em 3,5 segundos no modo desportivo (velocidade máxima até 130 km / h)
  • Adequado para a condução urbana

A sua estreia mundial está a acontecer hoje em Landskrona, na Suécia, e pode ser seguida aqui:

Este veículo pode mesmo ser uma central de captação de energia para ser consumida no próprio veículo, isto é, o veículo tem no cimo, no tejadilho, uma placa de cerca de um metro quadrado de células solares que permitem, num dia bom, captar energia para o veículo fazer 10 km. Não é nada de fantástico mas a empresa refere que está a trabalhar em soluções para aumentar este tipo de recurso.

Os responsáveis referem que as possibilidades não se ficam por aqui, até minerar criptomoeda será possível, há um mundo de possibilidades e desafios que estão ao alcance, até ter este veículo no futuro como autónomo.

Preço e disponibilidade

A empresa já recebeu cerca de 1000 pedidos online. Para o fazer, cada cliente tem de depositar SEK 1.399 (equivalente a 149 euros). Os mentores deste carro esperam cumprir os seus compromissos em 2019.

A versão mais cara do veículo tem um preço de 19.900€, já com o preço da bateria incluído. Mas pode começar a pensar que o preço começa em 14.900€.

Mais informações: Uniti

1
1