exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 7 dez 17:40

Responsável pelo Dieselgate da Volkswagen condenado a sete anos de prisão

Responsável pelo Dieselgate da Volkswagen condenado a sete anos de prisão

Oliver Schmidt, o responsável da Volkswagen para assuntos ambientais nos EUA, foi condenado a sete anos de prisão devido ao seu papel no escândalo das emissões fraudulentas.

A VW foi condenada por usar software que manipulava os níveis de emissões de gases poluentes e começam a ser conhecidas as sentenças individuais. Oliver Schmidt, o responsável da empresa pelo gabinete de assuntos ambientais e de engenharia, foi condenado a sete anos de prisão. Já em agosto, o engenheiro James Liang tinha sido o primeiro condenado do Dieselgate, com uma prisão de 40 meses e uma multa de 200 mil dólares. No caso de Schmidt, a multa ascende aos 400 mil dólares, noticia o The Verge.

Schmidt deu-se como culpado, no entanto, escreveu ao juíz do seu caso que estava apenas a cumprir um guião passado pela administração da empresa quando mentiu sobre se os carros da VW estavam conforme as normas dos EUA e que só tinha chegado à empresa depois de o esquema ter sido elaborado.

O juiz considerou mesmo que Schmidt foi um conspirador fundamental no caso e a acusação terá mostrado provas de que o executivo apagou documentos para cobrir as suas responsabilidades.

1
1