observador.ptobservador.pt - 7 dez 20:31

DBRS sobe ‘rating’ de longo prazo do Santander Totta

DBRS sobe ‘rating’ de longo prazo do Santander Totta

A DBRS melhorou o 'rating' de longo prazo do Santander Totta, de 'BBB' (high) para 'A' (low), o mesmo que o da casa-mãe, o espanhol Santander.

A DBRS melhorou esta quinta-feira o ‘rating’ de longo prazo do Santander Totta, de ‘BBB’ (high) para ‘A’ (low), mantendo a perspetiva da nota em estável.

A agência de notação financeira canadiana informou que esta decisão surge depois da confirmação do ‘rating’ da casa-mãe, o espanhol Santander, em ‘A’.

A DBRS justifica a subida do ‘rating’ do Santander Totta com “o apoio forte e previsível” ao banco pela instituição-mãe, sublinhando que as notas do Santander Totta “em geral vão movimentar-se em linha com os ‘ratings’ da dívida de longo prazo do Santander”.

Além disso, a agência de ‘rating’ considera que, com a compra do Banco Popular Portugal, o Santander vai “melhorar ainda mais a sua posição” e “solidificar a sua posição no segundo banco em Portugal”.

A DBRS espera que, se for necessário, o apoio da casa-mãe seja dado “atempadamente” ao Santander Totta, uma vez que “as consequências reputacionais para o Santander de qualquer falha de apoio percecionada seriam substanciais”.

1
1