www.vidaeconomica.ptvidaeconomica.pt - 7 dez 18:41

Um algarvio em Bruxelas

Um algarvio em Bruxelas

No dia 4 de dezembro de 2017, o português Mário Centeno, ministro das Finanças do XXI Governo Constitucional, foi escolhido para presidente do Eurogrupo. É o reconhecimento dos pares comunitários da competência técnica do algarvio, um homem de consensos e com inquestionáveis dotes políticos. Alguém que se sabe adaptar às circunstâncias e com uma enorme ambição.
Nascido em Olhão, a 9 de dezembro de 1966, cedo vai viver para a pombalina Vila Real de Santo António. Mas a tranquilidade da cidade encostada ao Guadiana acabou por ver o “seu” Mário partir para Lisboa, primeiro como estudante universitário, depois enquanto um alto quadro técnico do Estado. A capital tem sido a sua cidade adotiva. Foi aqui que se licenciou em Economia e se tornou mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Depois o caminho foi sempre ascendente. O doutoramento em Economia foi realizado na Harvard Business School. A passagem pelos Estados Unidos marcou, em certa medida, o seu pensamento económico.
Foi economista do Banco de Portugal, a partir de 2000, altura em que também foi membro do Comité de política Económica da União Europeia. A par de vários cargos, manteve a atividade enquanto professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Assim que o PS chega ao poder, há dois anos, com o beneplácito do BE e do PCP, Centeno tornou-se ministro das Finanças. E tem sido a principal estrela do Executivo de António Costa.
1
1