expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 22 nov. 10:44

Concessionário do World Trade Center vai ser indemnizado pelas companhias aéreas

Concessionário do World Trade Center vai ser indemnizado pelas companhias aéreas

Seis semanas antes dos atentados de 11 de setembro de 2001, Larry Silverstein contratualizara com a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersey a exploração do espaço do World Trade Center por 99 anos

A American Airlines e a United Airlines acordaram pagar 95,1 milhões de dólares (81 milhões de euros) ao concessionário do World Trade Center, como indemnização pelos atentados de 11 de setembros de 2001 em que dois aviões destas companhias aéreas foram sequestrados por terroristas da Al Qaeda que fizeram os aparelhos colidir contra as Torres Gémeas que acabaram por desabar.

O acordo foi assinado em tribunal na terça feira após um litígio que se arrastou durante 13 anos e terá ainda de ser aprovado pelo juiz distrital Alvin Hellerstein.

Larry Silverstein - que seis semanas antes dos atentados suicidas assinara com a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersey a exploração do espaço do World Trade Center durante um período de 99 anos – já recebera 4,55 mil milhões de dólares (3,88 milhões de euros) das suas seguradoras, após anos de negociações.

Alegando que para o atentado contribuíra a negligência das companhias a que pertenciam os aviões sequestrados, Silverstein instaurou também um processo que estas lhe pagassem a indemnização agora finalmente acordada.

“Estamos satisfeitos por termos finalmente alcançado uma resolução para esta parte do litígio do pós 11 de Setembro”, declarou em e-mail Bud Perrone, porta-voz da Propriedades Silverstein.

Cerca de três mil pessoas morreram nos atentados que destruíram as Torres Gêmeas do World Trade Center. Em substituição dos dois edifícios derrubados foi aprovado a construção de um novo complexo que inclui o One Trade Center - um arranha céus ainda mais alto do que as anteriores torres e o sexto mais alto edifício do mundo – inaugurado por Silverstein em novembro de 2014.

“Nós estamos atualmente a dedicar a nossa atenção à construção em curso do 3 World Trade Center, que irá abrir na primavera, e ao desenvolvimento do 2 World Trade Center”, referiu Perrone.

NewsItem [
pubDate=2017-11-22 11:44:50.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-11-22-Concessionario-do-World-Trade-Center-vai-ser-indemnizado-pelas-companhias-aereas
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=291
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_22_1994956996_concessionario-do-world-trade-center-vai-ser-indemnizado-pelas-companhias-aereas
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]