www.publico.ptpublico.pt - 22 nov. 08:50

Liga dos Campeões. Benfica combate o CSKA e as probabilidades

Liga dos Campeões. Benfica combate o CSKA e as probabilidades

Ganhar é o único resultado que interessa às “águias” em Moscovo e, mais tarde, na Luz. E, mesmo assim, poderá não ser suficiente.

Quatro jogos, zero pontos. O cenário não poderia ser mais cinzento para o Benfica, na véspera do encontro da 5.ª jornada da Liga dos Campeões. Em Moscovo, diante do CSKA, o campeão português está obrigado a ganhar para ainda sonhar com a continuidade nas provas europeias e Rui Vitória garante que a equipa está preparada: “Vamos à luta”, atalhou o técnico dos “encarnados”.

O Benfica está, indiscutivelmente, numa situação muito frágil no Grupo A — só o Anderlecht, no Grupo B, e o Feyenoord, no F, têm um registo semelhante, sem um único ponto somado. Ocupa o último lugar e precisa de vencer os dois jogos que faltam para não se despedir precocemente das competições da UEFA. Mais: precisa de uma ajuda indirecta do Manchester United, que contará por triunfos os encontros nesta fase se confirmar o favoritismo nos encontros que se seguem.

PÚBLICO - Aumentar

“Estamos na mesma situação de muitas equipas nesta 5.ª jornada. Não vou dizer que é fácil, nem que é impossível. Vamos à luta. É evidente que queríamos ter somado mais pontos e não somámos. Mas esta é a realidade e vamos agarrar-nos a ela”, avaliou Rui Vitória, ontem, na antevisão de uma partida absolutamente decisiva para as “águias”.

Sobre o CSKA, equipa que se impôs no Estádio da Luz por 2-1, na jornada inaugural, o técnico português é claro: “Esta é uma equipa forte, que defende num sistema diferente. É forte fisicamente e nas bolas paradas”. Nesta tarde, porém, os russos não poderão contar com o experiente central Alexei Berezutski, importante nas bolas paradas defensivas e ofensivas, nem com Georgi Milanov, ambos lesionados no último jogo, em Khabarovsk, no passado sábado.

Em teoria, estas duas baixas não deverão interferir com o habitual 3x5x2 dos moscovitas, sistema preferencial de um treinador tão metódico quanto rigoroso. A estes atributos, Viktor Goncharenko junta uma visão desempoeirada do futebol, sem qualquer problema em abordar publicamente as virtudes e defeitos do adversário. “Depois do jogo com o Basileia, o Benfica trocou o sistema táctico e qualquer mudança tem de ser orientada ou para evoluir na defesa ou no ataque. Com o primeiro sistema [4x4x2], o Benfica atacava muito mais, assim [em 4x3x3] defende muito melhor”, considerou.

“Saber o que fazer”

Rui Vitória não foi tão longe na abordagem a essa segunda pele da equipa, que nos últimos jogos tem tirado partido de um meio-campo com três unidades e da capacidade de definição de Krovinovic no último terço. Acontece que o médio croata não está inscrito na Liga dos Campeões, o que relança as dúvidas sobre o desenho táctico dos “encarnados” para hoje. “Nem sempre que usámos o 4-4-2 as coisas estiveram mal, e o mesmo se passa agora com o 4-3-3. Mais do que o sistema, importa saber o que fazer em relação ao adversário. É importante ter uma equipa com grande rigor físico e mental. E é importante acreditar, porque precisamos de ganhar o jogo”, advogou o treinador português.

Como é seu timbre, Rui Vitória respondeu às contrariedades com total confiança na convocatória que fez, mas é indesmentível que as ausências do guarda-redes Svilar, do central Rúben Dias e do referido Krovinovic reduzem em qualidade o leque de escolhas. A este trio, juntar-se-á, provavelmente, o nome de Grimaldo, que ontem não se treinou no relvado. Por precaução, segundo os responsáveis do clube.

“Não temos nenhum receio quanto a isso. Amanhã [hoje] farei o balanço e escolherei o ‘onze’ para ir a jogo”, ilustrou Rui Vitória. Um “onze” que poderá sempre inspirar-se nas recentes prestações de Manchester United (1-4) e Basileia (0-2) em pleno Estádio do CSKA.

NewsItem [
pubDate=2017-11-22 09:50:00.0
, url=https://www.publico.pt/2017/11/22/desporto/noticia/benfica-combate-o-cska-e-as-probabilidades-1793457
, host=www.publico.pt
, wordCount=588
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_22_1293240772_liga-dos-campeoes-benfica-combate-o-cska-e-as-probabilidades
, topics=[liga dos campeões]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]