expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 22 nov. 11:25

Líbano. Saad Hariri suspende demissão

Líbano. Saad Hariri suspende demissão

O primeiro-ministro demissionário libanês anunciou que suspende a sua demissão, na sequência de um pedido do chefe de Estado Michael Aoun

Quase três semanas depois, o chefe demissionário do Governo libanês, Saad Hariri, regressou a Beirute e anunciou a suspensão da sua demissão face a um pedido do Presidente da República. A decisão anunciada na manhã desta quarta-feira – dia em que assinalam 74 anos sobre a Independência do Líbano – ocorre após Saad Hariri, ter renunciado ao cargo abruptamente no dia 4 de novembro durante uma visita à Arábia Saudita.

“O Presidente Michael Aoun pediu mais tempo antes de aceitar a minha resignação para possibilitar mais diálogo sobre as razões e questões políticas, e eu mostrei responsabilidade. A nossa amada nação necessita neste período crítico de esforços excecionais de todos com vista à proteção face aos perigos e desafios”, declarou o primeiro-ministro libanês, num discurso transmitido na televisão.

À chegada ao aeroporto da capital libanesa na terça-feira, pouco antes da meia-noite, Saad Hariri remeteu-se ao silêncio perante os jornalistas, dizendo apenas “obrigado” quando questionado sobre o que gostaria de declarar ao povo libanês naquele momento.

Segundo a BBC, o chefe do Governo libanês demissionário leu também uma oração dedicada ao pai, Rafik al-Hariri, magnata e político libanês, eleito por duas vezes primeiro-ministro, que foi assassinado há 12 anos, na sequência da explosão de um carro armadilhado por parte de membros do Hezbollah.

Quando Saad Hariri viajou no sábado para Paris já tinha manifestado a intenção de voltar em breve ao seu país, garantindo que iria clarificar a sua situação num encontro com o Presidente da República, que recusou aceitar a sua resignação à distância, pondo fim à crise política e à polémica que se instalou há mais de duas semanas no país. Alguns membros do governo libanês acusam a Arábia Saudita de ter forçado a demissão de Saad Hariri, que ficou depois detido no país.

No dia 4 de novembro, o primeiro-ministro anunciou a sua demissão em Riade num discurso transmitido pela rede de televisão “Al-Arabiya”, afirmando temer pela sua segurança e acusando o Irão e o partido libanês Hezbollah de ameaçarem o Líbano. No mesmo dia, foi intercetado um míssil balístico lançado por rebeldes huthis do Iémen contra Riade, cujo ataque foi atribuído pela Arábia Saudita ao Hezbollah.

(Artigo atualizado às 11h40)

NewsItem [
pubDate=2017-11-22 12:25:17.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-11-22-Libano.-Saad-Hariri-suspende-demissao
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=357
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_22_1032013481_libano-saad-hariri-suspende-demissao
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]